PROVA: Inep divulga cartilha de apoio para a redação do exame

Documento traz para os participantes dicas de estrutura e esclarece a metodologia de correção, além das competências que serão avaliadas na dissertação da prova

PROVA: Inep divulga cartilha de apoio para a redação do exame

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira (30/12), mais um material de apoio para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante foi elaborado pela Coordenação Geral de Exames para Certificação da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e traz dicas sobre como o estudante deve estruturar a redação, além de explicar os critérios de correção do texto.
 
Foram produzidas ainda cartilhas específicas para a avaliação das redações dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, e dos participantes com dislexia.
 
Nesta reta final de preparação para o exame, os participantes devem ficar atentos quanto aos critérios exigidos na redação. O texto deve ser escrito em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo e sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
 
Na redação do Enem, o participante deverá defender uma tese (uma opinião a respeito do tema proposto), apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. É importante lembrar que os participantes que optaram por realizar a versão digital do exame, o Enem Digital, farão a redação no mesmo formato da versão impressa.
 
Correção avalia cinco competências
 
A cartilha mostra que as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências e detalha o que é esperado do candidato em cada uma delas. A nota pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero. Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
 
Cartão de confirmação de inscrição estará disponível em 5 de janeiro
 
O Inep disponibilizará, a partir da próxima terça-feira (5/1), o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Enem 2020. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.
 
O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento nos dias de aplicação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS