Tendo em vista o quadro sintomatológico requerer tratamento especializado,
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, que manusearam o Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT e o Benzene Hexachoride – BHC no combate à malária e doença de chagas em diversas regiões do Brasil, por mais de três décadas até o início dos anos 90, enfrentam grave quadro de adoecimento por intoxicação desses pesticidas. Por amostragem de óbitos desse grupo de trabalhadores dos estados do Acre, Mato Grosso, Pará e Rondônia, há uma ocorrência de mortalidade em faixa etária média abaixo dos 60 (sessenta) anos, muito aquém da expectativa de vida nacional que atualmente está em 76 anos.
Tendo em vista o quadro sintomatológico requerer tratamento especializado, encontram-se desassistidos de assistência médica, e até mesmo em razão de não suportarem financeiramente arcar com pagamento de plano de saúde. Tal situação já foi devidamente comunicada com farta documentação ao Congresso Nacional, Conselho Nacional de Saúde e ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
Por conta dessa situação, o deputado federal Mauro Nazif, que é médico, e acompanha essa situação desde quando atuava como deputado estadual por Rondônia, e outros deputados federais, propuseram a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 101/2019, que dispõe sobre a concessão de Plano de Saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – SUCAM, que manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT. A referida PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados em 27 de junho de 2019 e encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para designação de relator.
Na expectativa de sensibilizar os parlamentares federais, a CONDSEF/FENADSEF e suas entidades filiadas, dentre elas o SINDSEF/RO, publicaram uma Petição Eletrônica no dia 28 de julho do corrente ano, solicitando apoio aos Senadores e Deputados Federais para a urgente tramitação e aprovação da PEC 101/2019. Mobilizando assim toda categoria desse grupo de trabalhadores no país.
PETIÇÃO ONLINE
A referida petição pode ser assinada por qualquer cidadão acima de 16 anos. Portanto, esses trabalhadores solicitam a solidariedade dos brasileiros e brasileiras que testemunharam a prestação desses serviços em suas proteções, pedindo que que assinem a petição.
O que esses trabalhadores querem é tão somente terem assistência medica e estancar o precoce quadro de mortalidade que os atinge. E poder assim, ter dignidade de vida, após uma honrosa missão cumprida na proteção dos brasileiros e brasileiras frente às diversas doenças Brasil afora. Razões pelas quais, CLAMAM ao Governo Federal o benefício da assistência medica solicitada.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!