UNIRON: Acadêmicos de Engenharia Elétrica criam eletroscópio em aula de Física

Invento produzido com materiais básicos, auxilia na explicação prática do tema estudado.

UNIRON: Acadêmicos de Engenharia Elétrica criam eletroscópio em aula de Física

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante a aula da disciplina de Física Geral Experimental III, os acadêmicos do 4º e 5º período de Engenharia Elétrica da Faculdade Uniron, produziram um modelo de eletroscópio com o objetivo de trabalhar na prática o conceito de energia eletrostática. A invenção, orientada pelo professor e mestre em ensino de física, Marivaldo Lisboa, permitiu que eles desenvolvessem um instrumento capaz de observar o fenômeno físico, de forma rápida e eficiente, usando uma simples garrafa PET e materiais básicos encontrados até em casa.

 

Além do recipiente descartável de PET, os futuros engenheiros elétricos, precisaram para montar a invenção: isopor, um pedaço de fio de cobre e papel- alumínio. Com o eletroscópio, é possível verificar a existência de carga de energia, em um determinado corpo que será eletrificado posteriormente. Desse modo, os acadêmicos usaram um bastão de PVC, sobrecarregado com energia ao esfregar em uma folha de papel, para detectar a presença do fenômeno eletrostático.

 

“Como podemos verificar isso? Você aproxima qualquer corpo na parte superior do fio de cobre, se esse corpo tiver sido eletrificado, as duas tiras de papel alumínio penduradas no interior do cilindro ficarão abertas. Assim, indica que o corpo aproximado possui excesso de carga”, explica Lisboa, sobre o funcionamento do eletroscópio.

 

A criação do instrumento pode ser feita com materiais fáceis de encontrar no dia a dia e, para o professor da disciplina, a técnica muito popular no universo dos estudos físicos, permite que os acadêmicos aprimorem sua compreensão da teoria transmitida no laboratório. Portanto, a realização de experimentos práticos de forma pedagógica, permite vivenciar e dominar a física da vida cotidiana e, assim também, a interferência no processo de aprendizagem é fundamental para a busca de novas descobertas.

 

Para Micelen Cardoso, acadêmica do 5º período de Engenharia Elétrica, participar de experimentos de física ajudam no aprendizado científico, pois permite que você esteja mais preparado para o mercado de trabalho. “Já participei de outras atividades semelhantes à criação do modelo do eletroscópio e, coincidentemente, o assunto da eletricidade é o que mais admiro nos estudos, principalmente a maneira como ela é exposta a nós nos laboratórios. Então, durante as aulas, a melhor forma de aprender, sem dúvida, é colocar em prática a teoria da física como forma de nos preparar profissionalmente”, explica Cardoso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS