GLO: Operação já despejou 210 mil litros de água em focos de incêndio em RO

A força tarefa está combatendo o fogo no Acre e em Rondônia

GLO: Operação já despejou 210 mil litros de água em focos de incêndio em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o dia 26 de agosto de 2019, a Operação VERDEBRASIL/17, sob a Coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e com a participação de ógãos estaduais e federais, desencadearam ações integradas de combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, através do monitoramento dos focos de calor. A área de responsabilidade desta operação abrange os Estados de Rondônia e do Acre.

 

Em Rondônia, as ações iniciaram no dia 24 de agosto, sábado, no contexto da Operação Jequitibá, desencadeada pelo Governo de Rondônia, sob comando do Corpo de Bombeiros Militar/RO, na região norte do município de Candeias do Jamari.

 

As frentes foram ampliadas e os recursos humanos e logísticos potencializados na região, sendo computados até o momento o seguinte montante de meios materiais e de pessoal: 36 meios terrestres, dentre Viaturas Auto Combate a Incêndio Florestal, Caminhões Tanques, Micro-ônibus, Van, Caminhonetes 4x4, motocicletas e ambulâncias; 9 aeronaves (3 Helicópteros, 1 Aeronave C-130, 4 Aeronaves Air Tractor e 1 Aeronave Caravan); e mais de 200 homens e mulheres entre fiscais e combatentes. Desde o início da Operação, já foram realizadas as seguintes atividades em Rondônia:

 

- 15 lançamentos de água por meio de aeronave C-130 (12.000 litros cada) e 15 lançamentos por meio de aeronaves “Air Tractor” (2.000 litros cada), totalizando cerca de 210.000 litros de água;

 

- 8 autuações por infrações ambientais e um detido por porte ilegal de arma de fogo;

 

- reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas área de Operações; e

 

- emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros de forma ininterrupta.

 

No Estado do Acre, o Corpo de Bombeiros Militar/AC iniciou, no dia 28 de agosto (quartafeira), capacitação de mais de 250 militares do Exército Brasileiro para atuar contra focos de calor, a serem empregados na Operação VERDEBRASIL/17, onde atuarão de forma repressiva e preventiva contra os focos de incêndio e pontos de calor, o que deve ocorrer a partir do início de setembro.

 

A Operação ocorre em ambiente interagências com o máximo de integração entre as Instituições Federais e os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de RO e do AC, dentre os quais podemos citar: 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ala 6, Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militares (CBM), Equipes de Prevenção e Combate à Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

No decorrer da Operação VERDEBRASIL/17 será empregado um efetivo estimado de 900 homens e mulheres e um apoio logístico com cerca de 150 viaturas e 20 aeronaves (aviões e helicópteros). As ações abrangem o monitoramento dos focos de calor, o combate aos incêndios em vegetações, a intensificação das fiscalizações contra delitos ambientais, bem como toda parte logística da Operação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS