Tensão no Amapá: Garimpeiros invadem terra indígena e matam cacique

PF e Bope já estão na área localizada no município de Pedra Branca do Amapari. Funai diz que há entre 10 e 15 homens com armas de grosso calibre em aldeia

Tensão no Amapá: Garimpeiros invadem terra indígena e matam cacique

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Garimpeiros armados com metralhadoras invadiram a aldeia indígena Waiãpi, na região de Pedra Branca do Amapari, no Amapá. De acordo com informações de líderes locais, um cacique foi morto durante o conflito. Mulheres e crianças precisaram fugir para outra aldeia, enquanto os homens ameaçam enfrentar os invasores.

 

Diante do risco de um conflito mais violento, equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar do Amapá foram enviados para a região no começo da noite deste sábado (27/7). O trajeto é feito de barco e o acesso a cidade leva cerca de três horas, partindo do centro de Pedra Branca.

 

De acordo com a prefeita do município, Beth Pelaes, as autoridades foram avisadas por telefone da invasão. "São 50 garimpeiros fortemente armados. Temos a informação de que houve um tiroteio. A PF e o Bope estão a caminho. É uma coisa atípica em nosso estado. Estamos preocupados, pois os índios disseram por telefone que iriam enfrentar os garimpeiros. Orientamos eles a não fazerem isso", disse.

 

"Ao final da ligação eu fiquei emocionada quando me falaram que uma liderança teria sido morta", disse. De acordo com informações obtidas pelo Correio, a invasão teria ocorrido há dois dias, quando o cacique foi assassinado. Os homens foram para a mata e ameaçaram voltar nesta noite, caso os nativos não tivessem deixado a região. No momento, não haveria conflito. 

 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), conta que foi avisado por um vereador, e entrou em contato com o Ministério Público para informar o caso. "Recebi as informações pela manhã, de um vereador da região. Ao longo do dia fui informado que o cacique foi morto a facadas. A região é muito isolada", disse o parlamentar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS