PROTESTO EM EXTREMA: Há dez anos PRF recuava em tentativa de desobstruir BR-364; vídeo

Na época, os moradores lutava pela emancipação da região de Ponta do Abunã

PROTESTO EM EXTREMA: Há dez anos PRF recuava em tentativa de desobstruir BR-364; vídeo

Vídeo abaixo / Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A região da Ponta do Abunã é uma área que compreende quatro distritos dentro Do município de Porto Velho, que são: Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema de Rondônia e Nova Califórnia. Nessa faixa de terra existem cadastrados mais de sete mil eleitores, de acordo a Justiça Eleitoral.

 

Essa comunidade sofre com a sequência de gestões políticas ineficientes para resolverem os graves problemas de infraestrutura e acesso à Saúde e Educação minimamente digna. Na última vez em que decidiram fechar a BR-364, no Km 1042, a comunidade da Ponta do Abunã reivindicava a emancipação dessa faixa de terra.

 

Durante o conflito, que aconteceu em 2009, agentes da Polícia Rodoviária Federal – PRF, foram obrigados a recuar após não terem sucesso na tentativa de desobstruir a pista, no confronto foram registrados feridos entre policiais e comunidade.

 

A população conquistou o direito a um plebiscito e garantiu, ao menos na Justiça, o direito de pleitear a independência territorial. Apesar do voto pela separação de Porto Velho ter vencido, não houve apoio do Governo Federal para que a criação do novo município se tornasse realidade. No entanto, nada aconteceu e as condições só pioraram com o passar do tempo.

 

Hoje, quase dez anos depois a história se repete, mais uma vez a BR-364 está fechada em protesto devido à falta de atenção da Prefeitura da capital para com os moradores da Ponta do Abunã, o imbróglio dessa vez envolve os estudantes, que não iniciaram o ano letivo.

 

VEJA MAIS:

 

NERVOSOS - VÍDEO: Clima tenso entre motoristas e manifestantes durante bloqueio da BR-364

 

Imagens registradas pelo Rondoniaovivo em 2009 mostram como foi o conflito.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS