O questionamento feito pelo órgão consulente refere-se à possibilidade jurídica de empregado público, no efetivo exercício de função gratificada, exercer o cargo público de vereador.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em sessão plenária, aprovou parecer prévio na Consulta-Processo nº 6.838/17, formulada pela presidência da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), referente à legislação aplicada no caso de acumulação de função gratificada em órgão público com o exercício de mandato de vereador.
O questionamento feito pelo órgão consulente refere-se à possibilidade jurídica de empregado público, no efetivo exercício de função gratificada, exercer o cargo público de vereador.
Em sua resposta, o Tribunal de Contas, baseando-se em normas constitucionais legais, esclarece que aos empregados públicos não se aplicam as disposições normativas destinadas aos servidores estatutários, de acordo com a lei complementar estadual n. 68/1992, uma vez que são regidos pelas regras constantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Ainda na Consulta-Processo, o TCE observa que, conforme dispõe o artigo 38 da Constituição Federal, há a possibilidade jurídica do empregado público da administração pública direta, autárquica e fundacional, designado para o exercício da função de confiança, acumular seu emprego originário com o cargo político de vereador, sem prejuízo das respectivas remunerações, desde que haja compatibilidade de horários e sejam observadas eventuais normas proibitivas constantes em lei orgânica municipal ou na Constituição Estadual.
Nas hipóteses em que não houver compatibilidade de horários, será o empregado público, que foi indicado para o exercício da função de confiança, afastado do emprego originário, sendo-lhe, nessa ocasião, facultado a opção por qual remuneração receberá, como contrapartida, pelo desempenho da vereança (CF, art. 38).
O TCE ainda alerta para as vedações na legislação no que se refere à acumulação tríplice, ou mais, de cargos, empregos e funções públicas autônomas, conforme o artigo 37 da CF.
Para ter acesso à integra do parecer prévio aprovado pelo Pleno, acesse o portal do Tribunal de Contas, no endereço: http://www.tce.ro.gov.br/, através do sistema “Consulta Processual”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!