Projeto estratégico que estimula, mobiliza e apoia líderes terá atuação em dez municípios
Foto: Assessoria - Sebrae
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto Lider (Liderança para o Desenvolvimento Regional) busca identificar os eixos de atuação e as potencialidades regionais, e propor novas perspectivas para a região. Estes são os propósitos e o grande desafio dos 63 líderes participantes neste primeiro encontro, que ocorreu em Ariquemes nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17).
O ex-prefeito de Cabaceiras (PB), Arnaldo Junior, mostrou aos participantes do Lider como o empreendedorismo mudou a realidade do pequeno município do cariri nordestino, através da organização e do trabalho em conjunto de empresários e da sociedade. Ele contou a história de um grupo de artesãos que produziam apenas chapéus de couro e estavam em decadência. “Foi preciso mobilizar os artesãos sobre a necessidade de somar esforços e criar novos produtos de couro para ter mais rentabilidade e se manter no mercado. Foi assim que ajudamos este grupo a ter melhor desempenho em suas atividades”, relatou.
O empresário Ezídio Matos, de Ariquemes, ficou entusiasmado com a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região com suas ideias. “As pessoas de bem precisam sugerir ações inovadoras, ou vamos ficar sempre à mercê da boa vontade das autoridades públicas”, enfatizou.
Já o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, ressaltou que os municípios precisam desta ajuda para alavancar políticas públicas capazes de transformar a realidade da comunidade. “Eu acredito no empreendedorismo como forma de melhorar a vida das pessoas, e esta iniciativa chegou em boa hora para todos os municípios do Vale do Jamari”, avalia.
O Lider tem o apoio do Sebrae e deve contar com oito encontros e dois fóruns para a apresentação das ações a serem executadas. Para a analista do Sebrae Rondônia, Maria Tereza Marangon, políticas públicas com foco no desenvolvimento podem transformar a realidade das comunidades. “O empreendedorismo é um estilo de vida. É algo inovador e transformador. Quando colocamos isso dentro de políticas públicas, podemos mudar a realidade de cidades e quem sabe até do estado”, finalizou.
A analista técnica da agência regional do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina Marques, acrescenta que este encontro marca um grande momento: “Estamos juntos, com o mesmo objetivo de estabelecer um vínculo, a fim de buscar ações integradas para o desenvolvimento do território”. Participam do LIDER representantes de: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Vale do Anari.
Para saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, nos canais Sebrae RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!