PESQUISA ECONÔMICA: Número de trabalhadores acima dos 60 anos avança 8% no primeiro trimestre

Na média dos trabalhadores, esse aumento foi de 1,8%. No grupo de 25 a 39 anos, a alta foi de apenas 0,9%.

PESQUISA ECONÔMICA: Número de trabalhadores acima dos 60 anos avança 8% no primeiro trimestre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A população ocupada acima dos 60 anos têm crescido em ritmo muito maior que o das demais faixas etárias, diante do desejo de manter uma renda maior e como reflexo do envelhecimento da população. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada )(Ipea) feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostra que o grupo de trabalhadores acima dos 60 anos avançou 8% no primeiro trimestre, frente ao início de 2017. Na média dos trabalhadores, esse aumento foi de 1,8%. No grupo de 25 a 39 anos, a alta foi de apenas 0,9%.

 

Frente ao início de 2012, ou seja, em seis anos, os trabalhadores com mais de 60 anos tiveram aumento de 27,03%, para 7,030 milhões de pessoas, enquanto o total de trabalhadores avançou 2,88%, para 90,581 milhões. Já o contingente daqueles entre 25 a 39 anos ficou praticamente estável, com leve redução de 0,15%, para 34,458 milhões de pessoas.

 

— O que explica o aumento dos idosos é que eles estão adiando a saída do mercado. Mais de 60% dos trabalhadores acima dos 60 anos são chefes de família. Manter-se na ativa significa uma renda maior, então eles acabam ficando mais tempo. Além disso, esse ritmo maior também reflete o envelhecimento da população brasileira — diz Maria Andreia Parente Lameiras, pesquisadora do Ipea e uma das autoras do estudo.

 

Com exceção de dois trimestres, a população ocupada acima de 60 anos vem aumentando desde 2016, sempre com velocidade maior que a de outras faixas etárias. Maria Andreia afirma que o Brasil começa a se deparar com uma nova realidade:

 

- É um fenômeno que chama a atenção agora, com alguma surpresa. Essa população de mais de 60 anos vai ser mais presente no futuro, trabalhando em diferentes lugares. É uma realidade que já se vê nos países desenvolvidos.

 

Quase metade desses trabalhadores (46%) residiam na região Sudeste, mais da metade (56%) eram do sexo feminino e a maioria (63%) também era chefe de família. A grande maioria (67%) também é de trabalhadores apenas com ensino fundamental incompleto.

 

— São trabalhadores em sua maioria com escolaridade baixa. Eles entraram no mercado há 40, 45 anos, quando este era o padrão. E não se escolarizaram nesse tempo — explica a pesquisadora.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS