PESQUISA ECONÔMICA: Número de trabalhadores acima dos 60 anos avança 8% no primeiro trimestre

Na média dos trabalhadores, esse aumento foi de 1,8%. No grupo de 25 a 39 anos, a alta foi de apenas 0,9%.

PESQUISA ECONÔMICA: Número de trabalhadores acima dos 60 anos avança 8% no primeiro trimestre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

A população ocupada acima dos 60 anos têm crescido em ritmo muito maior que o das demais faixas etárias, diante do desejo de manter uma renda maior e como reflexo do envelhecimento da população. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada )(Ipea) feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostra que o grupo de trabalhadores acima dos 60 anos avançou 8% no primeiro trimestre, frente ao início de 2017. Na média dos trabalhadores, esse aumento foi de 1,8%. No grupo de 25 a 39 anos, a alta foi de apenas 0,9%.

 

Frente ao início de 2012, ou seja, em seis anos, os trabalhadores com mais de 60 anos tiveram aumento de 27,03%, para 7,030 milhões de pessoas, enquanto o total de trabalhadores avançou 2,88%, para 90,581 milhões. Já o contingente daqueles entre 25 a 39 anos ficou praticamente estável, com leve redução de 0,15%, para 34,458 milhões de pessoas.

 

— O que explica o aumento dos idosos é que eles estão adiando a saída do mercado. Mais de 60% dos trabalhadores acima dos 60 anos são chefes de família. Manter-se na ativa significa uma renda maior, então eles acabam ficando mais tempo. Além disso, esse ritmo maior também reflete o envelhecimento da população brasileira — diz Maria Andreia Parente Lameiras, pesquisadora do Ipea e uma das autoras do estudo.

 

Com exceção de dois trimestres, a população ocupada acima de 60 anos vem aumentando desde 2016, sempre com velocidade maior que a de outras faixas etárias. Maria Andreia afirma que o Brasil começa a se deparar com uma nova realidade:

 

- É um fenômeno que chama a atenção agora, com alguma surpresa. Essa população de mais de 60 anos vai ser mais presente no futuro, trabalhando em diferentes lugares. É uma realidade que já se vê nos países desenvolvidos.

 

Quase metade desses trabalhadores (46%) residiam na região Sudeste, mais da metade (56%) eram do sexo feminino e a maioria (63%) também era chefe de família. A grande maioria (67%) também é de trabalhadores apenas com ensino fundamental incompleto.

 

— São trabalhadores em sua maioria com escolaridade baixa. Eles entraram no mercado há 40, 45 anos, quando este era o padrão. E não se escolarizaram nesse tempo — explica a pesquisadora.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS