Desde 1994 Rondônia mantém parceria com a organização não governamental NHR Brasil, para reabilitação física e grupos de autocuidado.
Pacientes participam de oficina de Gastronomia dos GACs, em 2017 / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pacientes de hanseníase em Rondônia participarão da 1ª Oficina de Geração de Renda na Área de Gastronomia, de 12 a 16 deste mês, no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho. Para o evento serão selecionados integrantes de sete grupos de autocuidado (GACs) no estado.
Desde 1994 Rondônia mantém parceria com a organização não governamental NHR Brasil, para reabilitação física e grupos de autocuidado.
A parceria funciona no âmbito da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Segundo informa a coordenadora estadual de hanseníase, Albanete Araújo de Almeida Mendonça, a iniciativa mais recente tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Desta vez, no último dia do curso, sexta-feira (16), uma técnica do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ensinará técnicas de empreendedorismo, orientando os grupos na comercialização de seus produtos.
“As pessoas se transformam, porque potencializam suas habilidades”, ela comenta.
A nutricionista Fabiane Machado ensinará boas práticas a 25 participantes do curso, cuja temática inclui receitas para Páscoa e festas juninas.
O público das oficinas é assíduo dos GACs e com histórico de hanseníase. Suas famílias também podem ser contempladas pelo projeto, informa Albanete Mendonça.
Os GACs funcionam em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Mário Andreazza, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena, e na Policlínica Oswaldo Cruz e no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho.
Os sete GACs aptos à oficina que se inicia na próxima segunda-feira são estes: Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Monte Negro, POC e Hospital Santa Marcelina (Porto Velho), e São Miguel do Guaporé.
Mais duas oficinas estão previstas no cronograma de trabalho deste ano da coordenação estadual de hanseníase: a próxima, em abril, com a aplicação de receitas saudáveis baseadas em livro elaborado no âmbito de trabalho, e a terceira em novembro, no encontro estadual dos GACs, em Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!