PORTO VELHO: Índice de intenção de Consumo sobe pelo quinto mês consecutivo

Melhora significativa da perspectiva profissional gera expectativa de maiores vendas

PORTO VELHO: Índice de intenção de Consumo sobe pelo quinto mês consecutivo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pesquisa de intenção de consumo de Porto Velho, mesmo com os consumidores preocupados com a incerteza econômica, tem aumentado gradativamente em razão de probabilidade de melhoria do emprego e do momento para compra de duráveis.

 

Enquanto, em nível nacional, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em fevereiro ficou em 87,1 pontos, um aumento de 2,3% em relação a janeiro, a Intenção de Consumo das Famílias de Porto Velho teve um aumento de 3,8% ao subir de 93,2 pontos, em janeiro, para 96,7 pontos em fevereiro, o que configura uma intenção de consumo 11% acima da nacional.

 

Na comparação com fevereiro de 2017, houve também um aumento de 6,3%, de vez que, naquele período a intenção de consumo foi de 91 pontos. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) das famílias de Porto Velho do mês de fevereiro de 2018, revela que, pelo quinto mês seguido a intenção de consumo sobe indicando uma tendência de recuperação da economia local.

 

INTENÇÃO DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS DE PORTO VELHO-DEZEMBRO/2017- JANEIRO/FEVEREIRO 2018

 

 

 

INDICE

Dezembro

Janeiro

Fevereiro 

Variação %

Intenção de consumo das famílias

92,2

93,2

96,7

3,8

Emprego Atual

120,3

120,6

121,8

1,0

Perspectiva Profissional

116,5

116,6

126,7

8,7

Renda Atual

108,6

107,5

109,9

2,2

Acesso à Credito

76,7

79,5

81,3

2,3

Nível de Consumo Atual

64,7

66,2

68,5

3,5

Perspectiva de Consumo

90,2

86,1

87,0

1,0

Momento para Duráveis

68,6

76,3

81,8

7,2

 

Fonte: CNC/Fecomércio-Pesquisa Direta

 

Segundo a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-FECOMÉRCIO/RO, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio-CNC, todos os sete itens pesquisados apresentaram variação positiva com destaque para a Perspectiva Profissional (8,7%) e Momento para Duráveis (7,2%).

 

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, “o aumento da intenção de consumo, por cinco meses seguidos, indica que a nossa economia se comporta melhor que a nacional e desperta melhores expectativas para as vendas futuras”. Segundo ele, embora a confiança dos empresários esteja subindo, por causa da inflação baixa e da tendência da queda da taxa de juros, a recuperação da economia ainda é lenta. Esperamos que a Páscoa e a Copa do Mundo melhorem o desempenho do comércio”.

 

O Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia ressaltou na pesquisa que o acesso ao crédito e o endividamento ainda são fatores que freiam um consumo maior por parte dos consumidores.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS