Esses resíduos acabam por poluir não somente o solo, mas também a água e o ar, causando diversos danos ao meio ambiente e ainda gerando problemas de saúde nos seres humanos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para muitos conhecedores e estudiosos do assunto, o lixo urbano produzido já é considerado o “mal do século” em termos de problemas gerados às populações, todos os dias, empresas, hospitais, indústrias, hotéis, residências e diversos estabelecimentos descartam milhares de toneladas de lixo no meio ambiente. Esses resíduos acabam por poluir não somente o solo, mas também a água e o ar, causando diversos danos ao meio ambiente e ainda gerando problemas de saúde nos seres humanos.
Conheça os principais tipos de lixo e suas consequências para o meio ambiente:
– Lixo orgânico: todos quaisquer resíduos que sejam provenientes de plantas ou animais, e que sejam “biodegradáveis” ou seja, é o termo dado para a decomposição natural de materiais no ambiente, como frutas, legumes, vegetais, carnes, ossos, plantas e flores. Os resíduos orgânicos devem ser devidamente reaproveitados ou encaminhados para a compostagem, que transforma todo esse material em um rico adubo e previne o acúmulo de lixo nos aterros sanitários.
– Lixo eletrônico: espécie de lixo composto por equipamentos eletrônicos como televisões, celulares, computadores e baterias, esse tipo de resíduo tem preocupado cada vez mais os ambientalistas, pois podem vazar e poluir o solo e lençóis freáticos.
– Lixo hospitalar: proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e clínicas veterinárias, esse tipo de lixo é composto por seringas, vidros de remédios, algodão e gaze usados, e até órgãos. Esses materiais merecem cuidado especial, uma vez que podem propagar doenças graves.
– Lixo industrial: descartado pelo setor industrial, pode conter subprodutos como restos alimentares, madeiras, tecidos, couros, substâncias químicas e diversos outros materiais potencialmente prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde.
– Lixo nuclear ou radioativo: produzido por atividades nucleares como projetos de pesquisa, procedimentos de saúde, fabricação de armas nucleares e funcionamento de usinas, esse é um lixo bastante tóxico e potencialmente perigoso. Esses materiais emitem radiação capaz de danificar ou matar as células, estando associado ao câncer e outras doenças graves.
Seja qualquer tipo de lixo, é preciso que as autoridades públicas, prefeituras e comunidade em geral saibam como fazer a destinação final de forma correta dos resíduos sólidos. Os aterros sanitários controlados ainda são as melhores alternativas para a disposição final, garantindo mais qualidade de vida ao planeta.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!