Moradores sofrem com espera para o funcionamento do aterro sanitário

A legislação ambiental vigente no pais já determinou o fim dos “lixões “ em 2014.

Moradores sofrem com espera para o funcionamento do aterro sanitário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para muitos a situação já está sendo tratada como um verdadeiro descaso para com os moradores. A falta de um local adequado para depositar o lixo produzido na cidade tem gerado uma série de problemas para muitos moradores, entre eles sitiantes que vivem próximos ao “lixão da cidade”. 

Além de conviverem com o mau cheiro, é bastante comum o aparecimento de roedores, moscas, urubus e pernilongos no local, situação que já foge do controle da população. N&a tilde;o bastasse  os problemas enfrentados por quem vive próximo ao lixão, o município enfrenta outro gargalo  bastante comum em locais onde o lixo é jogado de forma irregular, é a permanência de pessoas trabalhando em condições precárias em busca de trazer o sustendo dos familiares.

Sem terem outra ocupação os autônomos acabam sendo atraídos pela coleta de materiais recicláveis como garrafas plásticas, papelão ou metais que são jogados diretamente no lixão. Na região o risco de contaminação do meio ambiente é claramente percebido por causa da existência de uma lagoa no centro do depósito de lixo a céu aberto.

De acordo com algumas pessoas que coletam materiais recicláveis no local durante o período de chuva a lagoa costumeiramente transborda fazendo com que a água misturada ao chorume, além de contaminar o solo, venha parar nos rios próximos ao lixão.

Para os autônomos e grande parte da população, o problema seria resolvido com a conclusão das obras do aterro sanitário, que estão paradas por causa de questões burocráticas por parte do poder público e a gestão municipal. A legislação ambiental vigente no pais já determinou o fim dos “lixões “ no ano de 2014, porém muitos municípios brasileiros ainda insistem na prática. 

 

Fonte e texto: Aroldo Tavares

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS