Além dos benefícios para segurança, o georeferenciamento de dados também é relevante para a comunidade acadêmica.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com mais de oito meses de trabalho a Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO) desenvolveu um método de georeferenciamento de dados de acidente de trânsito, através do Google.
A equipe georeferenciou (expôs as coordenadas geográficas, informando o ponto certo de determinada localização), todos os acidentes de trânsito do primeiro semestre de 2017, em Porto Velho.
1216 acidentes foram cadastrados manualmente, sendo destacadas a data, horário, a via, bairro, qual o fator contribuinte do acidente, as consequências, que tipo de acidente, veículo, as condições do tempo e tráfego.
Com a coordenada geográfica exata os gestores do Detran terão como organizar com perfeição os pontos de blitzes e campanhas de educação. “Quando formos fazer uma operação de prevenção de acidentes, saberemos qual o melhor horário e local para colocarmos os agentes. É importantíssimo para tomada de decisões estratégicas”, explicou Iremar Lima, Coordenador do RENAEST, ressaltando que a ideia do projeto é municiar o máximo possível os gestores para que eles tomem decisões baseadas em dados exatos.
É literalmente uma fórmula que salva vidas. “Criamos uma rotina de trabalho, desenhamos um método e buscamos qualidade na informação para melhorar o trânsito da capital”, disse Iremar Lima.
Além dos benefícios para segurança viária o georeferenciamento de dados também é relevante para a comunidade acadêmica. Os estagiários do RENAEST, Lorran Freitas e Fabrício Pires, alunos de engenharia e geografia, que fazem parte da equipe de coleta de dados, destacam que através do mapeamento de calor dos pontos de acidentes críticos da cidade um universo de possibilidades pode ser estudado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!