PROTESTO: Agricultura familiar mobilizada para o Grito da Terra

O Grito da Terra será realizado nos dias 5 e 6 e Porto Velho

PROTESTO: Agricultura familiar mobilizada para o Grito da Terra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de três mil trabalhadores e trabalhadoras rurais na agricultura familiar realizam na próxima semana, nos dias 5 e 6, em Porto Velho, o Grito da Terra Estadual (GTE 2017), principal ação de massa da categoria em busca da garantia de políticas públicas que assegurem desenvolvimento rural sustentável e solidário com qualidade de vida e trabalho no campo.

Os trabalhadores, organizados pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado de Rondônia (FETAGRO) e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), irão cobrar do governo estadual resposta à pauta de reivindicações e proposições, na expectativa de obter conquistas efetivas.

A pauta do Grito contém propostas que expressam as principais demandas de aproximadamente 120 mil homens e mulheres do campo. O documento faz referencia a temas como regularização fundiária e ambiental; organização da produção; habitação rural; educação do campo; saúde; segurança pública do/no campo; crédito fundiário; entre outros.

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, esclarece que o Grito da Terra é uma ação de massa dos trabalhadores (as) rurais, instituído para servir de espaço permanente de discussão e negociação de políticas públicas para a agricultura familiar e os povos do campo com os poderes públicos estadual e federal. “Essa mobilização é a data base da negociação da classe trabalhadora rural com o poder público constituído”, afirma Fábio.

Fábio ressalta que esta edição da mobilização também será ato público em defesa da democracia e do não retrocesso de direitos conquistados ao longo de anos de luta, referindo-se a atual situação política e econômica vivida em nosso país. O dirigente reforça a importância da mobilização para a luta da classe trabalhadora rural na agricultura familiar, por seu caráter reivindicatório e propositivo, mas especialmente neste ano por assumir a tarefa de defender direitos já garantidos e enfrentar os desmandos políticos do atual governo federal, como é o caso da Reforma Trabalhista, já aprovada, e da Reforma da Previdência, em via de ser aprovada, mas sob repúdio dos trabalhadores rurais e urbanos.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS