PROFAZ: Vocação econômica dos municípios é realçada durante encontro

Entre outros casos de sucesso, citou o cultivo da soja, que saltou de 12 mil para 350 mil hectares.

PROFAZ: Vocação econômica dos municípios é realçada durante encontro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Reunidos desde a última segunda-feira (28) em Ariquemes para o 1º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), os participantes tiveram nessa quarta-feira (30), entre outras atividades, debates e apresentações com foco na identificação da vocação econômico-sustentável dos municípios e das regiões do Estado.

A atividade contou com a participação do conselheiro coordenador do Profaz, Benedito Alves, juntamente com os servidores Bruno Piana e Massud Badra Neto, integrantes da equipe do Profaz no TCE-RO, e teve como convidados especiais o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Francisco Hidalgo Farina, e o pesquisador da Embrapa, Paulo Hadad.

Na ocasião, o conselheiro Benedito Alves falou da necessidade de que as discussões inerentes aos eixos temáticos que compõem o Profaz envolvam também outros segmentos da sociedade. “Nesse sentido, o setor produtivo tem muito a contribuir com essa iniciativa capitaneada pelo Tribunal de Contas, uma vez que vive, na prática, o que muitos só conhecem de modo teórico”, diz.

Já o presidente da Acia, durante sua exposição, abordou algumas das cadeias produtivas que têm ganhado força no Estado nos últimos anos, notadamente no agronegócio, citando a pecuária, a piscicultura, a sojicultora e a cafeicultura como destaques. “Avançamos muito, mas ainda há bastante espaço para crescer”, disse.

Entre outros casos de sucesso, citou o cultivo da soja, que saltou de 12 mil para 350 mil hectares, com possibilidade de, nos próximos cinco anos, chegar a 3 milhões de hectares. “Isso envolve toda uma cadeia de valor, e cito o exemplo de empresas de fertilizantes que já estão se instalando no Estado visando atender essa demanda”, acentuou.

Também o pesquisador Paulo Hadad, em sua manifestação, destacou a relevância de Rondônia no cenário do agronegócio nacional, aproveitando ainda para abordar questões e pontos fundamentais visando a potencialização desse segmento produtivo.

ALTERNATIVAS

Ainda durante o grupo de trabalho, foram enfocadas outras condições e alternativas com foco no desenvolvimento econômico-sustentável dos municípios e regiões de Rondônia, entre as quais, a saída para o Oceano Pacífico, a duplicação da BR-364, a Hidrovia do Rio Madeira.

O 1º Encontro Técnico está sendo realizado nas dependências da Faculdade Faema, em Ariquemes, envolvendo mais de 200 participantes de municípios do Vale do Jamari. O evento é coordenado pela Escola Superior de Contas do TCE-RO e segue até esta sexta-feira (1º).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS