Todo esse apoio faz parte do planejamento iniciado há alguns meses, e teve seu pontapé com o 1º Arraial Municipal logo no segundo dia do período junino, evento que reuniu mais de 1.500 pessoas no Mercado Cultural.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, via Fundação Cultural de Porto Velho, vem apoiando desde o início do mês de junho dezenas de arraiais espalhados pela Capital e Distritos. “São festas tradicionais, comunitárias e até da rede municipal de ensino, que contam com a estrutura de palco, som e iluminação fornecida pela Fundação como forma de incentivo para a realização de seus festejos juninos”, explica o presidente Ocampo Fernandes.
Todo esse apoio faz parte do planejamento iniciado há alguns meses, e teve seu pontapé com o 1º Arraial Municipal logo no segundo dia do período junino, evento que reuniu mais de 1.500 pessoas no Mercado Cultural. O mês de junho é considerado o mais movimentado do ano culturalmente, pois é quando se espalham eventos por diversos bairros de Porto Velho, seja em movimentos de associações, escolas, assim como também em grandes e pequenas instituições do setor público. “A procura por meio de projetos foi muito grande para a Funcultural e nós buscamos atender a maioria dos arraiais, os comunitários, os considerados tradicionais, como o Flor do Cacto na Zona Sul, o “Vô tá na Roça”, promovido pela Casa do ancião, o Arraial do Coroné, promovido pelo Colégio Tiradentes, e até o considerado maior da região, “Flôr do Maracujá”, conta Jória Lima, Secretária Executiva.
De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento e Cultura da pasta, os trabalhos ganharam uma intensidade muito grande este ano, pois a demanda de solicitação de apoio aumentou e se expandiu por distritos e pequenas localidades, com os festejos de comunidades tradicionais como São Carlos e de Nazaré, no baixo madeira, o Arraial da Comunidade do Sertão, da UNIR, paróquias e escolas, conclui Altair Santos, o Tatá, integrante do quadro de diretores da Funcultural.
Leis de Incentivo à Cultura
Ocampo Fernandes ressalta ainda que a Funcultural não tem se limitado somente a atender eventos, e está finalizando os textos de implantação e regulamentação da Lei de Cultura e criação do Fundo Municipal de Cultura, Lei do Patrimônio (tombamento e outros) junto ao chefe do executivo, prefeito Hildon Chaves, e o legislativo municipal, junto aos vereadores que militam na área cultural. “Nossa grande missão é essa, fomentar a cultura através de leis de incentivo que beneficiem o produto e o produtor cultural local e, consequentemente, melhorar o padrão qualitativo dessas produções.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!