MP promove palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

A atividade reuniu mais de 150 pessoas, a maior parte estudantes da rede pública e privada cidade

MP promove palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Espigão do Oeste, o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes,foi marcado por uma palestra de sensibilização e mobilização para denúncia desse crime, promovida pelo Ministério Público de Rondônia. A atividade reuniu mais de 150 pessoas, a maior parte estudantes da rede pública e privada cidade.

O evento, que também contou com a presença de representantes de instituições que atuam na rede de proteção ao público infanto juvenil, ocorreu no auditório do Centro Cultural Rangel Galves, sob a coordenação da Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste, com o apoio do Núcleo de Apoio Extrajudicial – NAE.

Durante a palestra, a Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha falou sobre a origem do 18 de Maio como data referência de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes, bem como a lei que o instituiu.

Na ocasião, a Integrante do MP abordou conceitos de violência, discorreu sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os crimes contra a dignidade sexual. Também esclareceu a forma como ocorrem as situações de abuso e exploração infantil, bem como consequências físicas e psicológicas que atingem suas vítimas.

Durante a atividade, a Promotora de Justiça incentivou toda a sociedade a agir sempre que tomar conhecimento de um fato concreto de abuso e/ou exploração infantil.

Laíla Cunha encorajou as vítimas a quebrarem o pacto de silêncio e a procurarem ajuda da família, da escola e das autoridades competentes, tais como a polícia, o Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude.

Ao final, os alunos foram informados sobre o serviço de denúncia 'Disk 100', que tem como foco a violência sexual e também recebe denúncias relativas a violações de direitos humanos, encaminhando-as aos órgão competentes que intervêm de forma imediata no rompimento do ciclo de violência e proteção da vítima.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS