FIERO - Principal entrave no desenvolvimento é a falta de segurança
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Debater e divulgar a função das agências reguladoras e sua importância para o desenvolvimento de Rondônia e do país. Esta foi à pauta do seminário “O papel das agências reguladoras no Brasil”, que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), sediou nesta quarta-feira, 31 de agosto, com a apresentação de cinco painéis.
Realizado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero) e Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), com apoio da Fiero, o evento, além dos palestrantes convidados, contou ainda com a participação do superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, que ministrou palestra sobre a importância das Agências Reguladoras na Atração de Investimento.
Baptista pontuou que atuação das agências ainda é recente no país. Ele lembrou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criada em 1996, como a primeira instituição neste segmento. De acordo com o superintendente, com isso veio uma segurança jurídica maior para os investimentos externos no país. Em seu ponto de vista, o principal entrave no desenvolvimento, em atração de investimentos, é a falta de segurança jurídica. “Assegurar os critérios estabelecidos nos mais diversos investimentos significa garantia mínima de obter um retorno financeiro para os investidores”, disse.
O superintendente acrescenta que a Agero possibilitará maior segurança e facilitará a atração de novos investimentos para Rondônia. “A regulação envolve medidas e ações do Governo, incluindo a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público. Isto é essencial para fomentar novos investimentos para nossa região”, finalizou.
Segundo o diretor presidente da Agero, Marcelo Henrique Borges, a intenção é tornar a agência conhecida e divulgar seu papel como entidade reguladora de diversos serviços. O diretor presidente da ABAR, Fábio Augusto Costa complementa dizendo que o encontro favoreceu a troca de informações sobre a atuação das agências em todo o Brasil, principalmente destacando o tripé regulatório: poder público, usuários e concessionárias.
“As agências têm como competências à regulação dos serviços públicos, em especial nas áreas de geração e transmissão de energia, gás natural, combustíveis, saneamento, transportes, entre outros. Nosso papel é assegurar o equilíbrio e melhorias destes serviços contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, enfatizou.
A programação contou ainda com palestras sobre os temas: o estado brasileiro e suas contradições; A regulação: história e contribuição para a construção de outra concepção de estado; Agências de regulação são autarquias especiais e Agero – A regulação em Rondônia e suas perspectivas para o futuro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!