De forma pacífica, 2º Batalhão retira invasores de fazenda

De forma pacífica, 2º Batalhão retira invasores de fazenda

De forma pacífica, 2º Batalhão retira invasores de fazenda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ji-Paraná, encerrou na noite de quinta-feira, 02, a reintegração de posse da Fazenda Trianon, localizada na região de Rondominas e Vale do Paraíso. Durante a Operação, que durou dois dias ininterruptos, iniciando às 05h, do dia 01 e terminando por volta das 21h, do dia 02, centenas de invasores foram abordados e qualificados. No segundo dia, já em uma área invadida nos fundos da Fazenda, os PM’s encontraram várias espingardas de diversos calibres, inclusive calibre 12, munições e até armadilhas caseiras com o mesmo poder bélico de uma arma de fogo, municiada com cartuchos no calibre 16 e 20.

A Operação foi coordenada pelo Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Paradela, e comandada pelo Chefe da Seção Operacional, Major Sena, auxiliado pelo Capitão Costa (comandante da 3ª Cia), Capitão Estrela (comandante da 2ª Cia), e Capitão Frota (comandante do Pelotão Ambiental). Também participaram da Operação, Policiais Militares de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, Policiais Militares Ambientais, Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, Conselho Tutelar de Vale do Paraíso e o apoio aéreo do helicóptero Falcão 02, do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).

De acordo com a Polícia, a fazenda Trianon foi invadida há cerca de três meses, em dois pontos distintos, sendo que um acampamento foi montado cerca de 30 KM do município do Vale do Paraíso e o outro na fundiária da fazenda, próximo ao Rio Machado, a aproximadamente 50 KM do Distrito de Rondominas.

Veja também: PM cumpre reintegração de terra e invasores são detidos

A Polícia Militar também informou que há o registro de denúncias dando conta que cada lote invadido estava sendo comercializado no valor de valor de R$ 5 mil reais e que os primeiros invasores já não se encontravam mais nos acampamentos. Os atuais “grileiros” se revezam na permanência do acampamento, sendo que um grupo fica 05 dias descansando em suas casas, enquanto o outro grupo permanece na área invadida por 15 dias.Para manter a ordem pública, a PM continuará patrulhamento toda a área para evitar novas invasões.

PRIMEIRA REINTEGRAÇÃO – ACAMPAMENTO “MONTE CRISTO”

A primeira reintegração aconteceu logo nas primeiras horas de quarta-feira (01), no final da Linha 202, no acampamento denominado “Monte Cristo”. Neste local, a Polícia Militar encontrou cerca de 50 barracos e dezenas de pessoas, entre elas, mulheres e crianças. De acordo com o líder dos acampados, o grupo não faz parte de nenhum movimento e todos residem em sítios vizinhos e em casas próprias no Distrito de Santa Rosa.Depois de algumas horas de negociação tranquila e pacífica, os ocupantes resolveram deixar a propriedade em caminhões e ônibus fretados pelo dono da fazenda.A Polícia Militar permaneceu no local durante dois dias para garantir a manutenção da ordem e evitar que os invasores retornassem ao local. A Polícia Ambiental constatou diversos pontos de desmatamento e acabaram atuando alguns invasores.

SEGUNDA INVASÃO – ACAMPAMENTO “JAÚ”

Já a segunda reintegração aconteceu por volta das 07h00, de quinta-feira, dia 02, dentro de uma mata fechada e de difícil acesso no final da Linha 205, cerca de 60 KM do Distrito de Rondominas.Logo na entrada, os Policiais se depararam com panos vermelhos, simbolizando bandeiras de certos movimentos agrários e uma barricada, feita de troncos de madeira.Neste local foram encontrados cerca de 20 invasores. Ao serem comunicados sobre a decisão judicial, os “grileiros” concordaram em deixar o local de forma pacífica.Próximo ao acampamento, os PM’s encontraram várias espingardas escondidas e farta munição. Além de três armadilhas que tem o mesmo poder bélico de uma arma de fogo. Nenhum dos invasores assumiram a propriedade das armas.

Como o local do acampamento estava localizado ao lado de uma nascente e estava bastante desmatado, Policiais Militares Ambientais fizeram notificações referente aos crimes Ambientais.Neste acampamento, também ficou confirmado que todos os invasores possuem residências próprias em outras localidades, bem como são proprietários de motos e carros.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS