Alunos selecionados ao Batalhão do Colégio Tiradentes têm primeira reunião
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Não me pergunte se sou capaz, dê-me a missão”. Com esse lema, os alunos selecionados tiveram a primeira reunião sobre as regras para pertencer ao Batalhão Alferes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). Os pais e responsáveis também participaram e apoiaram o projeto, que tem como meta elevar a média das notas dos alunos. o Batalhão conta com a participação de 215 alunos, distribuídos em postos e graduações, sempre de acordo com as notas e sem notificação de alterações disciplinares.
O propósito do Batalhão, segundo o tenente coronel Apolônio, diretor-geral do CTPM, Unidade I, em Porto Velho, é incentivar os alunos aos estudos, à disciplina, ao patriotismo e levar a vivência diária de algumas atribuições militares dentro do ambiente escolar e extraescolar. “Esperamos que os objetivos quanto ao aproveitamento escolar sejam alcançados, bem como, exercitem a cidadania, patriotismo e civismo pilares de nossa nação”, afirmou.
Para continuar pertencendo ao batalhão, os alunos terão que obter a média acima de 7,0 e receber a esperada promoção. Em resposta, os alunos terão aulas de primeiros socorros, liderança, selva entre outros cursos.
Assim como na PM, há um sistema de patentes e hierarquia: tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. A escala vai de acordo com a turma que está cursando, as notas e os pontos que acumularem por estarem cumprindo as atividades em sala de aula e extraclasse e, também, as obrigações. No terceiro ano, o aluno com a nota mais alta ocupa o posto de coronel e comandante-geral do Batalhão Alferes.
Atualmente, a coronel-aluna Thamires Apolinário é a comandante-geral, posto obtido com a nota 8.9. “O Batalhão Alferes tem sido de grande importância ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar. É uma forma de incentivo aos estudos, à disciplina, além de ser um exemplo não só para os alunos do próprio colégio, como de outras instituições. Acredito que através do batalhão o nível do ensino do colégio irá elevar. A meta é obter o maior índice de aprovados em vestibulares e concursos públicos”, disse a aluna.
FORMATURA
O cabo Lopes, um dos orientadores do batalhão, informou que será realizada no próximo dia 22, a partir das 8h, no CTPM, a formatura do Batalhão Alferes. Na solenidade serão entregues os alamares e honrarias para os melhores alunos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!