Câmara de Porto Velho tem 60 dias para publicar edital e realizar concurso público
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Jurandir Bengala (PT), tem 60 dias, contados a partir do dia 3 deste mês, para publicar o edital e realizar concurso público para contratação de servidores efetivos em substituição ao absurdo número de cargos comissionados, sob pena de responder, pessoalmente, com o pagamento de multa e ainda ser enquadrado por improbidade administrativa. É mole?
De lá para cá, a Câmara já teve dois presidentes, mas ninguém se atreveu a meter a mão nesse vespeiro. Acabou sobrando para Bengala. Atualmente, a Câmara Municipal tem 94 servidores efetivos e 464 comissionados, entre diretores, chefes de gabinete, assessores parlamentares comunitários, assessor técnico legislativo, assistente técnico legislativo e assistente de gabinete. Nos seus 93 anos de existência, a Câmara só realizou concurso uma vez. Foi em 1991, na administração do presidente José Campelo Alexandre.
Apesar das dificuldades financeiras, ele vem mantendo o pagamento em dia e, de quebra, conseguindo pagar alguns benefícios a servidores do quadro. É claro que sempre haverá os descontentes. Afinal, ninguém pode agradar a todo mundo. Nos próximos dias, ele terá outro abacaxi (e que abacaxi!) para descascar, ou seja, negociar a recomposição salarial dos servidores, cuja defasagem, de 2013 até hoje, bateu os 8,89%.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!