SINDSBOR - Encontro histórico marca lançamento de livro no Rio de Janeiro

SINDSBOR - Encontro histórico marca lançamento de livro no Rio de Janeiro

SINDSBOR - Encontro histórico marca lançamento de livro no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após quase 75 anos de separação foi realizado o encontro entre os soldados da Borracha, representando pelo senhor Clovis Rodrigues Soares, também conhecido como “Cobra” e os ex combatentes, "Pracinhas" da Segunda Guerra Mundial. O encontro que entrou para a história do país aconteceu na sede da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que fica instalada no centro do Rio de Janeiro.

Durante o evento foi realizado o lançamento do livro Soldados da Borracha - Heróis Esquecidos, uma biografia que conta toda a história desses destemidos trabalhadores, que saíram de suas cidades de origem para irem até a Amazônia, onde extraíram o "ouro branco", látex. Projeto de Wolney Oliveira, escrito por Ariadne Araújo e Marcos Vinicius.

Muitas histórias, bate papo descontraídos foram alguns dos fatos que marcaram o evento, pois o homenageado Clovis tinha um repertório rico para contar a seus companheiros.

COBRA GRANDE

Dentre uma de suas histórias verídicas, Clovis destacou que seu apelido de Cobra, se deu por conta de uma sucuri de mais 12 metros, que ele é seus colegas de profissão mataram no Rio Madeira, região conhecida como Jirau. " Ela (cobra) ia me comer, me agarrei com o animal e meus colegas cortaram ela no terçado foi uma luta terrível achei que ia morrer". Disse Cobra.

HOMENAGEM

Das mãos do Tenente Monteiro (Vice-presidente dos Veteranos de Guerra da FEB), Clovis recebeu uma boina azul, que representa os "Pracinhas, participantes da II Guerra Mundial na Itália de 1939 a 1945. Clovis recebeu também de Breno Amorim (Presidente da FEB), dois broches, sendo um da Força Expedicionária Brasileira e o outro de uma “Cobra Fumando”, imagem que virou expressão popular, quando foi dito na época, que o Brasil não entraria em guerra nem que a cobrança fumasse, mas acabou entrando e perdeu quase 454 militares.

MEDALHA

A honraria denominada Mérito Foriano, que condecora heróis da pátria em serviço prestado a nação foi entregue pelo Tenente Monteiro a Clovis e também ao vice presidente do SINDSBOR (Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha), com base nos Estados do PA, AM, AC e RO, George Teles "Carioca”. Sendo para o sindicato pela luta em favor dos trabalhadores.

Muito emocionado, Clovis agradeceu a honraria e lamentou a ausência de colegas de profissão, que morreram nos seringais e dos que ficaram em Rondônia.

"Carioca" por sua vez destacou a incansável luta do sindicato em favor da classe que estava no esquecimento. "Eu e a diretoria do SINDSBOR precisamos nos deslocar até os Estados Unidos para denunciar o governo brasileiro, para esses homens receberem parte de seus direitos. A batalha não para, tramita em Brasília causas judiciais que quando ganhas vão favorecer exclusivamente eles e familiares, direito mais do que justo". Disse Teles.

Estiveram presentes no evento Israel Rosenthal (Presidente do Conselho Deliberativo da AMBFEB), Mascarenhas de Moraes (Comandante da Tropa Brasileira na II Guerra Mundial), Vicente Ferraz (Ex- Combatente), imprensa local, autoridades e outros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS