Iluminação pública é prioridade entre as frentes de trabalho da Semosp
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) da Prefeitura de Ji-Paraná conta hoje com mais de 14 mil pontos de iluminação na cidade, são 35% a mais do que o verificado em anos anteriores.
O projeto da Semosp é de continuar ampliando esta rede em 2016 e, para tanto, o órgão estuda a viabilidade econômica para implantação de lâmpadas de led em substituição às de sódio. “Estamos trabalhando muito neste sentido. Hoje o custo das lâmpadas de led é alto, o que inviabiliza sua aquisição, mas acredito que em curto espaço de tempo estaremos fazendo a troca, pois, as lâmpadas são muito econômicas”, disse Waldeci Gonçalves, secretário de Obras.
A manutenção do sistema de iluminação pública na cidade hoje tem um custo médio mensal de R$ 50 mil para a Prefeitura, sendo que o município desembolsa recursos próprios para continuar oferecendo um serviço de qualidade à população.
“Infelizmente todas as prefeituras em Rondônia estão passando por dificuldade orçamentárias. A diferença de Ji-Paraná para as outras cidades é que não cessamos os investimentos e ainda conseguimos novos caminhões para dar suporte às demandas no dia a dia da nossa cidade”, frisou Waldeci, referindo-se aos dois novos caminhões equipados que foram recentemente adquiridos e que serão utilizados na manutenção da iluminação pública.
AVANÇOS -- Para esta função, a Semosp conta com três equipes de trabalho e deve chegar a quatro atendendo os dois distritos da cidade. Houve grandes progressos nos últimos anos, incluindo a iluminação da linha 94 que dá acesso a setor Capelasso, a Avenida Menezes Filho, trechos das marginais da BR 364, iluminação de praças como a do Feirão e do Jardim dos Migrantes e a expansão de trechos em praticamente todos bairros da cidade, com medidas que consistem basicamente na troca de lâmpadas queimadas, relés, luminárias e postes danificados.
“Iluminar bem a cidade incentiva a prática esportiva noturna, a ida de famílias às praças e às áreas de lazer. São investimentos que também contribuem para reduzir furtos e ações de vandalismo, o que acaba resgatando a sensação de segurança da população”, completou Waldeci.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!