Porto Velho ganha Museu em homenagem ao Marechal Rondon

Porto Velho ganha Museu em homenagem ao Marechal Rondon

Porto Velho ganha Museu em homenagem ao Marechal Rondon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quinta-feira (10), a 17ª Brigada, a Universidade de Federal de Rondônia e a Usina de Santo Antônio, entregaram a população de Porto Velho o Centro de Memória Indígena, com a abertura da exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”.

 A exposição faz homenagem ao militar e sertanista brasileiro Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável pela construção da linha telegráfica que ligava Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, em 1915.

Localizado ao lado da histórica igreja de Santo Antônio o memorial chega para agregar mais uma opção de turismo na capital rondoniense. O espaço será administrado inicialmente pela 17ª Brigada e vai funcionar para visitação pública de terça a domingo das 10 ás 16 horas, com entrada gratuita.

O general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves foi o anfitrião da solenidade que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o superintendente estadual da cultura, Rodney Paes, a reitora da UNIR, Maria Berenice Tourinho, o juiz federal Dimis Braga e o diretor financeiro da OAB/RO, Fernando Maia, que representou o presidente da Ordem, Andrey Cavalcante.

Todos conheceram a exposição que conta a vida do sertanista Candido Rondon com projeção de documentários, fotos raras, textos e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens. Um dos destaques é a reprodução do último posto telegráfico construído pelo marechal.

Um dos momentos mais emocionantes do evento, foi o hasteamento da bandeira nacional por um ator que representou o homenageado com trajes da época.

Ao lado da igreja, foi revitalizada uma pracinha que possui um mirante e oferece uma vista  exuberante do rio Madeira e da usina hidrelétrica de Santo Antônio.

Parentes de Marechal  Rondon, entre elas uma neta, vieram do Rio de Janeiro prestigiar o ato. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS