Catadores fecham avenida em frente ao CPA e cobram redução de taxas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Avenida Farquar, uma das principal via do centro administrativo de Porto Velho foi interditada na manhã desta quinta-feira (3), durante um protesto de catadores de material reciclado.
Os trabalhadores fecharam a Rua com cerca de 1,2 toneladas de produtos reciclados bloqueando totalmente o tráfego de veículo bem na frente do CPA, prédio onde funciona todo o setor administrativo do governo.
O manifesto foi interrompido com a chegada de policiais militares que forçaram os manifestantes a retiraram o bloqueio. Ainda assim, eles permaneceram ocupando a lateral da via onde depositaram mais material reciclado.
O protesto logo surtiu efeito e uma comissão de catadores foi recebida por representantes do governo. Os catadores reivindicam a redução do valor cobrado para exportar o material, que está sem mercado há dois meses, depois que uma empresa local deixou de comprar da cooperativa dos catadores.
“ a gente vendia para empresas de Santa Catarina, Minas Gerais e outras cidades e uma empresa daqui conseguiu monopolizar a compra oferecendo R$ 1,50. Mas eles não conseguiram comprar todo o estoque e agora estão oferecendo menos de 50 centavos por quilo. A gente quer voltar a vender pra fora, mas a taxa que o governo cobra é muito alta”, explicou Francisco das Chagas, da Catanorte.
Até o fechamento desta reportagem a reunião entre a comissão dos catadores e a equipe do governo não havia terminado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!