Associação da Imprensa de Rondônia avança e elege nos diretores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os jornalistas Osmar Silva e Waldir Costa foram eleitos no início da tarde de sábado (14), respectivamente, para presidente e 1º vice-presidente da Associação da Imprensa do Estado de Rondônia (Airon). A entidade, criada em 20 de maio de 1990, congrega profissionais de comunicação de todos os segmentos e recebeu também até minutos antes da assembleia-geral de associados mais adesões de profissionais da capital e municípios do interior do Estado.
Osmar é proprietário do antigo jornal semanário O Parceleiro, atualmente com circulação suspensa, e Waldir chefiou por vários anos a editoria-geral do jornal Diário da Amazônia, além de coordenar, atualmente, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Com mandatos de três anos e associados à entidade desde a fundação, substituirão os jornalistas Ciro Pinheiro e João Tavares, ambos dos quadros do jornal Alto Madeira. Na abertura da assembleia os dois presidentes de honra da entidade Euro Tourinho e Ciro Pinheiro fizeram uma retrospectiva das providências para criação e iniciativas dos fundadores para eleger as duas primeiras Diretorias Executivas.
Ciro Pinheiro lembrou ainda que a Airon tem caráter apenas associativo e esse foi um dos fatores que contribuiu para que a entidade permanecesse inativa por vários anos, a partir de uma decisão de consenso da antiga diretoria, a fim de não gerar conflitos com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor) que possui finalidade classista e pudesse fortalecer livremente sua representatividade junto à categoria.
Os prazos de duração dos mandatos e ampliação dos cargos de vice-presidentes estão previstos no novo estatuto da entidade, lido pelo jornalista José Bosco Gouveia e discutido ponto a ponto, com a supressão de alguns artigos e parágrafos que constarão do regimento interno.
A chapa eleita destinou duas vagas de vice-presidência para dirigentes de Associações de Imprensa e veículos dos municípios do interior. A 2ª vice-presidência, por exemplo, será ocupada pelo jornalista Adair Antônio Perin, proprietário do jornal Tribuna Popular, de Cacoal, o segundo veículo impresso fundado ao longo da BR-364. Já o presidente da Associação da Imprensa do Vale do Jamari (Apimvaj), jornalista Claro Alexandre Fernandes Junior, assumirá, a 3ª vice-presidência.
A superintendente-adjunta de Comunicação do governo de Rondônia, jornalista Edna Okabayashi, participou das discussões para aprovação das modificações do novo estatuto da entidade e ressaltou, dentre outros pontos do documento, a importância da representatividade das entidades dos profissionais de comunicação dos municípios do interior para a união da classe. “Vejo nesta iniciativa, o surgimento de um novo canal de diálogo para ampliar a representatividade dos profissionais de comunicação em todos os municípios”, disse.
A eleição aconteceu após a Comissão Provisória homologar os 23 nomes dos associados que integraram a chapa única, chamada de “Avançar”, observados os prazos dos expedientes das convocações ordinária e extraordinária, previstos no edital.
Os eleitos serão empossados dia 24 de novembro, dez dias após a eleição por aclamação. A Diretoria de Cultura e a Coordenação de Comunicação já iniciaram, no entanto, as conversações para realização de um grande evento, previsto para o final de novembro, durante a posse solene dos eleitos.
Na ocasião também serão empossados no cargo de diretora Administrativa, a apresentadora da TV Rondônia e editora de conteúdos do G-1 Rondônia, Andrea Gonzalez. O proprietário do site Rondônia dinâmica, jornalista Rostand da Costa Agra, na Diretoria Financeira, os jornalistas Valdir Alves e Maraemidi Paraguassu assumirão a Diretoria de Cultura, os radialistas Antônio Maia, Macélio Pinheiro de Lima e o jornalista Leivinha de Oliveira, o Conselho Fiscal, enquanto os jornalistas Lúcio Albuquerque, Quétila Ruiz e Lenilson Guedes, responderão pelo Conselho de Ética.
Os jornalistas Abdoral Cardoso e Marco Aurélio Anconi atuarão na Coordenadoria de Comunicação. Atuarão ainda como suplentes, os jornalistas Carlos Neves (Administração), Paulo Andreolli (Diretoria Financeira), Ana Emília Araújo, Dimas Ferreira e Luiz Alexandre Freitas (Conselho Fiscal), e Geovani Berno, Wânia Ressuti e Ana Aranda (Conselho de Ética).
O presidente eleito, Osmar Silva, destacou ao final que a atual diretoria contempla todos os segmentos da comunicação e por isso a expectativa é que a entidade se torne ainda mais forte em todo o Estado, com a intensificação das suas atividades na reorganização da classe com o apoio de outras entidades regionais e da Federação Nacional das Associações de Imprensa (Fenai), que realizou dia 7 de novembro último em Porto Velho, o 14º Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira como parte do 19º Encontro Nacional da Imprensa (Enai).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!