Morte de menina que estava em boate revela falta de fiscalização

Morte de menina que estava boate revela falta de fiscalização

Morte de menina que estava em boate revela falta de fiscalização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O assassinato da garota Camila Freitas Assemi, de 15 anos, executada com um tiro na madrugada desta sexta feira depois de passar a noite se divertindo em uma boate no centro de Porto Velho, expôs um problema que se agravou depois que o judiciário extinguiu a figura dos comissários de menor.

A fiscalização quanto a presença de menores de idade em locais de festas após as 22 horas foi regulamentada pela Lei nº 8069/90 (ECA). Em Rondônia,até 2012, esse trabalho era realizado pelos agentes de proteção, mas uma decisão assinada pelo desembagrador Roosevelt Queiroz pôs fim a figura dessa importante função á proteção da criança e do adolescente.

Atualmente, mas de forma tímida, esse trabalho é feito pelos conselheiros tutelares, que acompanham as operações policiais quando comunicados. A conselheira Ana Cláudia Melquid, do 1º Conselho Tutelar, comentou a falta de  fiscalização.

Para ela, é humanamente impossível os conselheiros exercerem essa função devido ao numero reduzido (no 1º conselho são apenas cinco) e por causa da falta de estrutura para desempenhar o trabalho.

“ Quando saímos para realizar essa fiscalização, acompanhamos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas essa atribuição é do poder judiciário”, esclarece.

Uma fonte da reportagem revelou outra gravidade que colabora ainda mais par que as operações de fiscalização não surtam efeito. Segundo a fonte, existem conselheiros tutelares que informam antecipadamente aos donos de casas noturnas, sobre as investidas da policia e do conselho.

Procurado para comentar o caso, o promotor da Vara da Infância e da Adolescência do Ministério Público de Rondônia, Marcos Tessila de Melo não foi encontrado. Segundo a assessoria do órgão, ele está em São Paulo participando de um curso.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS