Prefeitura inicia campanha de detecção de doenças

O objetivo da campanha é de alertar e orientar a população sobre a prevenção e detecção da doença.

Prefeitura inicia campanha de detecção de doenças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura do Município de Monte Negro através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) está promovendo na segunda quinzena do mês de agosto a campanha da luta contra Hepatites Virais B e C. O objetivo da campanha é de alertar e orientar a população sobre a prevenção e detecção da doença.

O teste rápido pata a detecção da Hepatite B e C poderá ser realizado na Unidade de Saúde da Família de Monte Negro (postinho), localizado na Rua Carlos Chagas nº 2323 Setor 01, de segunda a quinta feira de 7:30 ás 12:00 das 14:00 ás 17:30 e nas Sextas feiras 7:30 ás 13:30h. Além do teste de hepatite B e C também estaremos realizando testes rápidos para HIV e Sífilis, orientações e vacinas.

O teste é sigiloso e gratuito

De acordo com Ministério da Saúde as hepatites virais B e C são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática e câncer de fígado.

A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas; da mãe infectada para o filho; do compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam), para confecção de tatuagem e colocação de piercings; de acidentes com material biológico (para os profissionais de saúde e outros); e de transfusão sanguínea realizada antes de 1993.

O diagnóstico precoce da doença tem grande importância na redução da transmissão, no acesso ao acompanhamento clinico e tratamento medicamentoso (com possibilidade de cura) e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A hepatite B crônica pode ser prevenida pela vacinação – disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – para todas as pessoas até 49 anos e para grupos de maior vulnerabilidade. Até o momento, não existe vacina disponível para hepatite C.

Silenciosa, mas perigosa. Hepatites. Não fique na dúvida, faça o teste!

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS