Na manhã desta terça-feira (4), os produtores rurais do Assentamento Terra Prometida, localizado na Linha C 60, área rural de Ariquemes, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) uma
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira (4), os produtores rurais do Assentamento Terra Prometida, localizado na Linha C 60, área rural de Ariquemes, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) uma máquina de farinha de mandioca, totalmente equipada com prensa mecânica, esfarelador de massa, resfriador de farinha e selador, e também, através de emenda parlamentar do deputado estadual Saulo Moreira.
Conforme o presidente da Associação do Coprutep - Consórcio de Produtos Rurais Terra Prometida, José Pereira, a aquisição deste equipamento beneficiará a produção de cerca de 190 famílias que são assistidas atualmente pela associação, produção esta que irá retomar com uma produção de uma tonelada por dia de farinha, que posteriormente começará a ser comercializada nas grandes feiras do Município e Capital. “Tendo a farinheira nós mesmos vamos aumentar a produção de farinha e vender no Município, gerar renda para as famílias, porque antes, a mandioca era levada até outras associações e muitas vezes a gente descascava a mão”, lembrou José Pereira.
Presente na ocasião, o Secretário de Agricultura, expôs acerca da carência de farinha na última compra da merenda escolar, pois não havia a produção nas agroindústrias. “O nosso programa Cultivar Rural veio para ficar, temos uma meta para o início de janeiro de 2016 de chegar a atender cerca de 800 famílias. Vamos voltar com a produção de farinha de mandioca na região. Tenho que parabenizar ao presidente da associação pela forma que está administrando o grupo”, disse.
O prefeito Municipal, bem recebido pelas famílias da associação, discursou também sobre outro compromisso, até o mês de setembro, da inserção das famílias do Terra Prometida no Programa Cultivar Rural, uma renovação em tecnologia agrícola que irá facilitar e trazer inúmeros benefícios para pequenos produtores rurais na região, em que são disponibilizadas cinco horas de utilização da máquina no campo, sendo que o produtor contribui apenas com o diesel. “Incentivamos a variação das plantações, pois defendemos que o produtor rural tenha uns três tipos de renda, como café, mandioca e milho. Com o Cultivar Rural o produtor vai ter uma economia de 70%”, colocou o Prefeito.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!