Governo do Amapá firma intercâmbio com Rondônia para transposição de servidores amapaenses

Governo do Amapá firma intercâmbio com Rondônia para transposição de servidores amapaenses

Governo do Amapá firma intercâmbio com Rondônia para transposição de servidores amapaenses

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A secretária estadual de Administração do Amapá, Maria Gorteth da Silva e Sousa, participou quinta-feira (8), em Porto Velho, de uma reunião com coordenadores e

integrantes da Comissão Estadual de Suporte à Transposição instalada na Superintendência de Recursos Humanos (Searh).

Participaram da reunião para troca de intercâmbio sobre o processo de transposição a superintendente da Searh, Helena Bezerra, o procurador Luciano Alves, técnicos do governo e líderes das principais categorias sindicais do Estado.

O intercâmbio tem como objetivo dar maior rapidez ao processo dos servidores do Amapá, abrangidos também pela emenda constitucional 60/2009, regulamentada mais tarde pela lei 13.121/2015. Maria Goreth admitiu que o processo de transposição do Amapá é mais lento,  porque falta uma maior articulação política com a bancada federal e o envolvimento dos representantes dos outros poderes e da entidades sindicais.

Maria Goreth disse que pedirá ao Governo do Amapá seguir o exemplo de Rondônia, que colocou procuradores de estado para fazer o acompanhamento direto das etapas da transposição.

No Amapá, embora cerca de 10 mil servidores tenham preenchido o termo de opção, apenas 3.800 atendem os requisitos da nova resolução, e poderão comprovar o vínculo de servidor e empregado público no período de 1988 a 1993, quando os amapaenses elegeram o primeiro governador do Estado. Diferente da situação de Rondônia, cujo enquadramento se estende aos servidores e empregados públicos com vínculo comprovado até 15 de março de 1987, o que propiciará a este estado economizar com a efetivação da transposição R$ 30 milhões por mês.

Segundo Maria Goreth, a orientação para que a equipe técnica do Amapá viessem a Rondônia para a troca de intercâmbio foi da própria presidente da Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, Roraima e Amapá, Neleide Ábila, em virtude da experiência adquirida desde 2009, e o processo do pessoal de Rondônia estar mais adiantado.

A representante do Amapá convidou os dois coordenadores da Comissão Estadual, superintendente Helena Bezerra (Searh) e o procurador Luciano Alves (PGE), para ir ao Estado auxiliar nas palestras de “sensibilização” dos representantes do outros poderes e sindicatos de classe para intensificar a luta pela transposição.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS