MP faz entrega de pastas e estojos produzidos por apenadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, fez a entrega de 175 estojos e 757 pastas confeccionados a partir de banners beneficiados. A instituição contemplada foi a Escola Municipal Estela de Araújo Compasso, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho. A distribuição do material integra o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem, instituído pelo MP em 2012.
Realizada na última quarta-feira (10), a entrega teve a presença da Promotora de Justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz e da diretora da instituição de ensino, Maria de Nazaré Souza Mendes.
De acordo com a integrante do Ministério Público, o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem consiste no reaproveitamento de banners descartados pela sociedade para confecção de diversos materiais ecologicamente corretos, tais como pastas, estojos, bolsas, sacolas para supermercados, sapateiras, mochilas, dentre outros. A ideia original pertence à Faculdade São Lucas, que junto do Conselho da Comunidade, Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), é parceira do Projeto.
Os materiais são produzidos por internas do sistema penitenciário estadual, que, além de contribuírem para a redução de resíduos cuja decomposição é prolongada no meio ambiente (mais de 100 anos), também assimilam uma nova profissão. A atividade contribui no processo de reinserção à sociedade, após o período de reeducação penitenciária.
Em contrapartida ao trabalho e como incentivo, as apenadas recebem o benefício da remissão prevista na Lei de Execução Penal e algumas já estão sendo remuneradas pelo sistema penitenciário.
O projeto foi instituído com a finalidade de alcançar duas etapas. A primeira delas visa atender o Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo MP, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, com o fornecimento de pastas produzidas a partir de banners, o que vem sendo realizado satisfatoriamente.
Em um segundo momento, o produto final decorrente do beneficiamento do banner, como estojos e pastas, visa atender alunos de escolas públicas, por meio de distribuição gratuita, como meio de conscientizá-los do papel da reciclagem por meio da utilização dos objetos como material escolar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!