MP faz entrega de pastas e estojos produzidos por apenadas

MP faz entrega de pastas e estojos produzidos por apenadas

MP faz entrega de pastas e estojos produzidos por apenadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, fez a entrega de 175 estojos e 757 pastas confeccionados a partir de banners beneficiados. A instituição contemplada foi a Escola Municipal Estela de Araújo Compasso, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho. A distribuição do material integra o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem, instituído pelo MP em 2012.

Realizada na última quarta-feira (10), a entrega teve a presença da Promotora de Justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz e da diretora da instituição de ensino, Maria de Nazaré Souza Mendes.

De acordo com a integrante do Ministério Público, o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem consiste no reaproveitamento de banners descartados pela sociedade para confecção de diversos materiais ecologicamente corretos, tais como pastas, estojos, bolsas, sacolas para supermercados, sapateiras, mochilas, dentre outros. A ideia original pertence à Faculdade São Lucas, que junto do Conselho da Comunidade, Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), é parceira do Projeto.

Os materiais são produzidos por internas do sistema penitenciário estadual, que, além de contribuírem para a redução de resíduos cuja decomposição é prolongada no meio ambiente (mais de 100 anos), também assimilam uma nova profissão. A atividade contribui no processo de reinserção à sociedade, após o período de reeducação penitenciária.

Em contrapartida ao trabalho e como incentivo, as apenadas recebem o benefício da remissão prevista na Lei de Execução Penal e algumas já estão sendo remuneradas pelo sistema penitenciário.

O projeto foi instituído com a finalidade de alcançar duas etapas. A primeira delas visa atender o Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo MP, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, com o fornecimento de pastas produzidas a partir de banners, o que vem sendo realizado satisfatoriamente.

Em um segundo momento, o produto final decorrente do beneficiamento do banner, como estojos e pastas, visa atender alunos de escolas públicas, por meio de distribuição gratuita, como meio de conscientizá-los do papel da reciclagem por meio da utilização dos objetos como material escolar.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS