Pentecostes e N.S. Auxiliadora com missa campal na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Arquidiocese de Porto Velho vive neste final de semana um momento muito significativo: Vigília de Pentecostes, a Festa de Pentecostes e Nossa Senhora Auxiliadora.
Objetivo
Acolher e Celebrar a graça do Espírito Santo que nos é derramada ainda hoje como o foi para os Apóstolos para respondermos com fidelidade a missão que o Senhor nos confiou de anunciar a toda a humanidade a Boa Nova do Reino. Trazemos presente nestas Celebrações as motivações de nossa Ação Evangelizadora: O ano da Pertença, O ano da Vida Consagrada, os 90 anos da criação da Prelazia de Porto Velho, os 50 anos do encerramento do Vaticano II e a Campanha da Fraternidade que nos desafia a servir.
O Espírito Santo
A vinda do Espírito Santo sobre os discípulos é o cumprimento da promessa de Jesus: “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8). É, portanto, em vista da irradiação universal do testemunho de Jesus Cristo que a graça do Espírito nos é dada. Todo discípulo é também missionário. A missão deve chegar a todos os povos, pois a salvação oferecida gratuitamente por Deus é universal.
Jesus mesmo é o missionário do Pai e é quem envia os discípulos: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 19,21). Soprando sobre eles, concede-lhes o dom do Espírito juntamente com o poder de perdoar pecados. O Espírito, então, liberta-nos de tudo o que não deixa a graça de Deus atuar em nós. É pelo Espírito Santo que reconhecemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É ele quem nos une num só corpo e distribui dons diversos para a edificação da comunidade. A graça divina nos é concedida em abundância. Somos convidados a acolhê-la e fazê-la frutificar.
A Vigília, assim como a Festa de Pentecostes, nos faz reconhecer o dom do Espírito Santo presente em cada pessoa e na comunidade. Quem o acolhe tem condições de vencer a timidez, o medo, a tristeza, o desânimo e a solidão. Em cada um de nós, a partir do Batismo, existe essa força do alto que nos enche de autoestima e nos impulsiona a fazer o bem, assim como Jesus fez.
O Espírito Santo nos impulsiona a participar ativamente da comunidade, leva-nos ao engajamento em serviços diferentes e ao compromisso de transformar as realidades de pecado e de morte. Ele nos dá a capacidade de diálogo entre nós, com as diversas Igrejas e as diversas culturas. É para a vida em abundância que Deus nos chamou. Nós respondemos afirmativamente, pois acreditamos no mesmo sonho de Jesus.
Ao redor de Jesus ressuscitado se organiza a comunidade cristã. Sua presença é garantia de união, de paz, de alegria e de segurança. Como seus discípulos missionários, vivemos e anunciamos seu amor e seu perdão. A realidade de egoísmo, de opressão e de todas as formas de injustiça será transformada se nos amarmos como Jesus nos amou.
Portanto, o empenho pela promoção da unidade no mesmo projeto de vida digna para todas as pessoas é sinal concreto de adesão a Jesus. A acolhida e a contemplação das diversas expressões religiosas e culturais colaboram para um mundo de paz, dom de Jesus Ressuscitado. A valorização dos diferentes ministérios, exercidos com amor, é expressão de louvor e gratidão a Deus, fonte de todas as graças.
Vem, Espírito Santo, faze de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: construir um mundo mais justo e digno, mais amável e ditoso, abrindo caminhos ao Reino de Deus.
Juntamente com a Festa de Pentecostes caminha conosco Maria, com o título de Auxiliadora dos cristãos, padroeira da Arquidiocese e do município de Porto Velho. Desde 13 de fevereiro de 2011, por decreto emanado pela Arquidiocese de Porto Velho e, posteriormente ratificado pela Santa Sé Maria é, de fato e de direito, a nossa AUXILIADORA, sempre pronta a nos auxiliar nas dificuldades da vida. Reconhecemos a ação de nosso Deus na vida da Mãe de Jesus. Ela, obediente ao seu Senhor, mostrou-se também solícita e disponível para socorrer quem dela necessitava. Dela aprendemos a virtude da caridade que nos constitui como comunidade cristã e auxilia a tantos que esperam nossa solidariedade.
Abertos ao Espírito do Senhor que foi derramado em abundância sobre a face da terra e por Ele consagrados no Batismo, sejam fortalecidos em nós o desejo e o empenho para que a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo chegue aos confins de todo o mundo.
Esta é a nossa vocação. Eis nossa missão: fortalecer os sinais da pertença à Igreja de Cristo, servindo com alegria, despojamento e determinação, vivendo e testemunhando o amor de Deus por todos os seus filhos e filhas.
Venha participar deste momento de graça. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo de Deus para que nosso testemunho arraste outros a se tornarem Discípulos Missionários de Jesus.
Programação
Vigília de Pentecostes
Dia: 23 de maio às 17h na quadra da Paróquia São Cristóvão. Av. Pinheiro Machado. Conclui-se a Vigília com a Procissão da Luz saindo da Paróquia São Cristóvão seguindo para a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Festa de Pentecostes e Nossa Senhora Auxiliadora
Dia: 24 de maio, às 16h concentração na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Av. Nações Unidas. Segue-se em caminhada até o campo da 17ª Brigada onde às 17h acontece a Celebração Eucarística.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!