Motoristas da SAMU recebem capacitação

Cerca de 23 (vinte e três) Condutores de veículos de emergência do SAMU de Cujubim participaram de uma capacitação entre os dias 14 a 17 perfazendo uma carga horária de 50 horas.

Motoristas da SAMU recebem capacitação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 23 (vinte e três) Condutores de veículos de emergência do SAMU de Cujubim participaram de uma capacitação entre os dias 14 a 17 perfazendo uma carga horária de 50 horas.

O evento foi ministrado pelos membros da Escola Pública do Trânsito: Jeovane Machado Teixeira, Laerte e Cleudimar, com o apoio pedagógico de Lucidalva Cunha.

A Escola Pública de Trânsito desenvolve atividades voltadas ao exercício da cidadania no trânsito, priorizando as ações de responsabilidade social que permitam a inclusão social e a redução da desigualdade mediante a capacitação da população com mais necessidades de cursos e projetos educativos. A professora Telma Ferreira da Silva é responsável pelas ações da escola em Rondônia com assessoria do Diretor Geral Albuquerque.

Sabemos que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os defiscalização, operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Mediante ás ações vivenciadas no dia a dia, surgiu a necessidade de aperfeiçoamento do trabalho vivenciado pela equipe do SAMU para promover sempre o melhor atendimento com rapidez e agilidade.

É comprovado que a diminuição do tempo-resposta interfere muito na vida de quem está sendo socorrido, pois quando mais rápido chegar o socorro à vítima menor serão as possibilidades de óbitos e sequelas mais agravantes. Os veículos de intervenção rápida são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como: infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais, nestes casos quanto menor o tempo do socorro menor serão as sequelas.

Segundo informou o instrutor Jeovane Machado, essa capacitação é uma exigência do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Acrescentou ainda que, o trabalho desenvolvido no município foi muito produtivo e participativo. Foram desenvolvidas aulas teóricas com recursos tecnológicos e uma apostila com conteúdo abrangente para aprimoramento e fonte de pesquisa. Nas aulas foram ministrados conteúdos referentes à Legislação de Trânsito, Direção defensiva e Primeiros Socorros. Os participantes realizaram vários trabalhos em grupos e debates sobre os temas abordados, no final foram avaliados por uma prova teórica para certificação e avaliação do aprendizado.

Os principais requisitos para condutores de emergência são: Carteira de Habilitação Categoria D, com no mínimo 12 meses de habilitação, Certificado do Curso para Capacitação de Condutores de Veículos de Emergência. (Art. 145 – CTB. Resolução do CONTRAN N° 168/2004.), Certificado dos Cursos de BLS (Basic Life Suport) / Suporte Básico de Vida, Certificado do Curso Emergência. (Art. 145 – CTB para Capacitação de Condutores de Veículos de emergência, APH (Atendimento Pré-hospitalar), de no mínimo 20 horas, realizado por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC. São exigidos ainda que os mesmos tenham Equilíbrio emocional e Autocontrole, Disposição para a atividade, Capacidade de trabalhar em equipe etc.

O Coordenador do SAMU de Cujubim, Fernando Luíz Hister, destacou que um dos principais objetivos desse evento foi proporcionar a Regularização dos condutores e promover uma educação diferenciada voltada ao contexto do trânsito local.

O condutor Joel Gomes B. Tavares, enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido no município e disse que cursos como este vão trazer mais aperfeiçoamento e excelência no atendimento da Base Descentralizada do SAMU de Cujubim.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS