Atendimento nas delegacias de Rondônia mudará com Unidades Integradas de Segurança Pública
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O atendimento às pessoas que procuram as delegacias de polícia deve começar a mudar em 30 dias, quando começam a entrar em funcionamento as primeiras Unidades Integradas de Segurança Pública (UNISPs) que estão sendo construídas em todo o estado. Nestes ambientes, o cidadão poderá ser atendido por policiais militares, civis e, em alguns casos, por bombeiros militares.
![]() |
A previsão do secretário Antônio Carlos dos Reis, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) é de que no prazo de dois meses estejam funcionando UNISPs de pequeno porte nos municípios de Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Colorado do Oeste e Jaru. “Haverá benefícios para o cidadão, que será recebido num ambiente digno quando necessitar de algum serviço”, diz ele.
As mudanças no atendimento serão estendidas a outros pontos do estado, onde estão em obras outras 14 unidades integradas. Na capital, segundo o diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo, as UNISPs Centro, Leste e Sul entrarão em funcionamento nos próximos 90 dias.
PLANEJAMENTO
Já está em curso, no âmbito da Direção Geral da Polícia Civil um planejamento para utilizar todos os policiais da 1ª e 3ª Delegacias na UNISP Centro. Os da 8ª e 6ª Delegacias vão para a UNISP Leste e, na UNISP Sul, todo o efetivo policial da 4ª e 7ª Delegacias.
Segundo o delegado Mancebo, com as UNISPs em funcionamento será possível aproveitar melhor o quadro de policiais e reforçar o serviço de investigação, que é a atividade fim da Polícia Civil. “Quando necessitar de um serviço da área de segurança pública, o cidadão vai entrar num ambiente que terá estrutura para atender às suas expectativas e com agilidade, porque os organismos polícia estão juntos”, define o diretor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!