Prefeitura amplia laboratório de Patologia Epidemiológica

Mais um importante passo foi dado pela saúde ji-paranaense na segunda-feira (09), com a reinauguração do Laboratório de Patologia Epidemiológica Maria Aparecida dos Santos...

Prefeitura amplia laboratório de Patologia Epidemiológica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais um importante passo foi dado pela saúde ji-paranaense nesta segunda-feira (09), com a reinauguração do Laboratório de Patologia Epidemiológica Maria Aparecida dos

Santos. No local foram investidos R$ 173 mil na reforma e ampliação do prédio e mais R$ 500 mil na compra de novos equipamentos. Com os investimentos o laboratório terá condições de ampliar os exames oferecidos e também agilizar a entrega dos resultados a população.

Na solenidade estiveram presentes o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), o vice-prefeito Marcito Pinto, o secretário Municipal de Sáude Renato Fuverki, os vereadores Nilton Cezar, Adilson do Sesp, C. Gomes e Ida Fernandes e a diretora da divisão de vigilância epidemiológica Eliana Pereira Dias Cruz.

A partir da entrega uma equipe multidisciplinar já estará de prontidão para atender a população com biomédicos, bioquímicos, biólogos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo.

Para Eliana Pereira, Diretora da Divisão Epidemiológica, as benfeitorias irão possibilitar mais agilidade no atendimento aos pacientes. “Antes tínhamos que realizar a coleta do material para realizar os exames e enviamos aos centros de referência, em Porto Velho e no Rio de Janeiro. O retorno do resultado era, em média, de 40 dias. Agora estaremos coletando e realizando aqui uma importante gama de exames já após a inauguração do laboratório, e num futuro muito próximo estaremos ampliando este número de exames. Nosso principal objetivo é atender a população com maior agilidade nos resultados referentes às patologias epidemiológicas”, explicou.

O Jesualdo Pires, em seu discurso, ressaltou que seu mandato tem colocado os setores da Saúde e Educação como prioridades e está investindo muito nessas duas áreas. “Estamos investido acima dos percentuais exigidos em Lei tanto na Saúde como na e Educação. Estamos reformando diversos prédios da saúde, comprando mobílias e equipamentos, contratando mais servidores. Na educação são nove creches em construção e a ampliação das vagas em praticamente todas as escolas. Na próxima semana entregaremos a reforma de três escolas, uma quadra poliesportiva coberta para EFA e ainda mais dois Postos Saúde. Isso prova o quanto estamos empenhados nessas melhorias. E isso não quer dizer que deixamos os outros de lado. Temos investimento consistentes de todos os setores de nossa administração”, garantiu Jesualdo.

Já o secretário Renato Fuverki, fez questão enfatizar a luta de sua equipa para conseguir os recursos, junto ao Ministério da Saúde. “São recursos que vem do Governo Federal, mas que o município tem que batalhar muito para conseguir. Não adianta só se cadastrar nos programas e esperar. A prefeitura tem que estar apta e cumprir todas as exigências”, disse.

Exames - Exames que serão realizados ou encaminhados para os centros de referência, após ampliação do laboratório de epidemiologia: Arbovirus, Aspergilus, Brucelose, Chagas, Citomegalovirus, Clamídia, Cólera, Colinesterase Plasmática, Coqueluche, Cultura para Bactérias, Dengue – IgM, Dengue - NS1, Difteria, Esquitossomose – Sorologia, Exantematicas, Febre Amarela, Febre Maculosa, Febre Tifóide, Hantavirus, Hepatite A, Hepatite B, Hepatite B Biologia Molecular, Hepatite C, Hepatite C - Biologia Molecular, Hepatite D, Herpes, HIV – Confirmatório, hiv imunoblot, HIV – Triagem, HTLV, Influenza A (H1N1) Biologia Molecular, Leishmaniose Tegumentar (LTA) – Sorologia, Leishmaniose Visceral Canina, Leishmaniose Visceral Humana, Leptospirose, Meningite, Mononucleose/Epstein Barr, Paracoccidioidomicose, Paralisia Flácida, Psa Livre, Psa Total, PSA Total e Livre, Raiva, Raiva animal, Rotavírus, Rubéola, Sorologia para fungos, Toxoplasmose, Tuberculose – Cultura, Vírus Respiratório, Triagem Neonatal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS