Hemocentro convoca doadores para aumentar estoque de sangue

Hemocentro convoca doadores para aumentar estoque de sangue

Hemocentro convoca doadores para aumentar estoque de sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) atenderá em horário diferenciado durante o período de carnaval. Doadores de plaquetas são convocados em caráter de urgência para atender demandas de pacientes com câncer, em tratamento em Porto Velho; doadores de fatores O+ e O- também.

Jeondson Pereira estava no trabalho quando foi convocado com urgência para doar plaquetas. Motivo: Uma paciente, com câncer, necessita de plaquetas para continuar lutando pela vida. A paciente tem 12 anos e está internada na Oncopediatria do Hospital de Base, em Porto Velho. Para atender suas necessidades, uma força tarefa foi montada e a cada 12 horas ela recebe plaquetas.

“Estou otimista e acredito que vou ajudar salvar essa adolescente”, comenta Jeondson. Doador de sangue desde 1998 e de plaquetas desde 2007,  ele é convocado ao menos uma vez por mês para doar plaquetas. “Eu amo ser doador. É uma satisfação grande poder saber que salvo vidas. Nunca neguei nenhum pedido e sempre estou aqui no hemocentro”, diz orgulhoso.

Quem também faz parte dessa corrente é Italo Alves Duarte. Doador voluntário de sangue, medula óssea e de plaquetas. Segundo ele, sua primeira doação ocorreu aos 18 anos e desde então, nunca mais deixou de frequentar o hemocentro. “Ao menos duas vezes por mês sou convocado para doar plaquetas. Venho com muita alegria em saber que alguém será salvo por meio da minha doação”, diz Duarte.

PACIENTES DE ONCOLOGIA

O paciente com câncer necessita de transfusões de plaquetas, que têm vida útil muito curta, de apenas cinco dias. Aí surge a necessidade de mobilizar a população para doação de plaquetas. Para atender as demandas de todos os pacientes, o Hemocentro monta uma força tarefa e convoca doadores aptos para doações de plaquetas, que são elementos do sangue que atuam na coagulação e são de extrema importância para os pacientes que estão com deficiência de plaquetas, ocasionadas também pelo tratamento de quimioterapia, entre outros.

O atendimento no sábado de carnaval será das 8h às 12h; na segunda-feira (16), das 7h às 12h e na Quarta-Feira de Cinas, das 13h às 18h.

Quem pode doar plaquetas?

- Ter entre 18 e 65 anos de idade

- Pesar mais que 50 quilos

- Levar Carteira de Identidade original ou qualquer documento com foto

- Alimentar-se antes da doação, evitando apenas alimentos gordurosos

- Estar em boas condições de saúde

- Ter realizado pelo menos uma doação de sangue

- Ter disponibilidade de pelo menos uma hora e meia para a doação

Mais informações: 0800-642-5744

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS