Semusa intensifica ações de diagnóstico e combate à Aids em dezembro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia Mundial de Combate à Aids, que acontece anualmente no dia 1 de dezembro, deu início à intensificação de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na conscientização, acolhimento de pacientes e prevenção da aids em Porto Velho. A abertura do cronograma de ações aconteceu na segunda-feira (1), no auditório do Ministério Público Estadual, com a presença do secretário municipal adjunto de saúde, José Carlos Coutinho, da diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, e da secretária municipal adjunta de educação, Josinéia Araújo.
De acordo com a enfermeira chefe da Divisão de DST/Aids da Semusa, Aldeane Monteiro, o mês é dedicado ao fortalecimento das orientações à população e estímulo à realização dos testes rápidos, que facilitam a detecção rápida do vírus HIV. Todas as unidades de saúde da capital oferecem o teste nos períodos da manhã e tarde e nos distritos haverão mutirões de testes rápidos para atingir o maior número possível de pessoas dessas localidades. O combate ao preconceito contra pacientes soropositivos também será priorizado durante as orientações à comunidade porto-velhense.
Durante o evento de abertura, a médica infectologista Andrea Barbieri explicou a importância de se ter o diagnóstico precoce: “Uma pessoa soropositiva, que tem o vírus da imunodeficiência humana (HIV), não é necessariamente portadora da Síndrome de Imunodeficiência Humana (Aids). A mesma pode viver anos sem nunca desenvolver a doença, mas, ainda assim, precisa de acompanhamento e tomar as medidas preventivas para não transmitir o vírus”.
Dados
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) demonstram que o número de novos casos notificados de Aids em Porto Velho em 2012 eram 253, em 2013 eram 319 e em 2014 estão em 243. No grupo de gestantes, a quantidade de pacientes com a doença foi de 30 em 2012, 40 em 2013 e 22 em 2014. Segundo Aldeane, é importante que todos façam os exames para verificar se há a presença do vírus HIV no sangue, pois muitas pessoas portam os vírus sem saber e acabam transmitindo-os a outras pessoas por não usarem preservativos. A enfermeira afirma ainda que em 2013 mais de 2 mil testes foram emitidos, já neste ano o número chega à média de 5 mil testes.
O procedimento realizado nos testes rápidos, que além do vírus HIV detecta também hepatites virais e sífilis, é simples e rápido (dura em média 30 minutos). Primeiramente é realizado um aconselhamento ao usuário antes do teste, com uma entrevista sobre seu modo de vida e os cuidados que ele deve tomar. Após isso é feita a coleta de sangue do dedo com a retirada de algumas gotas. Quinze minutos depois o profissional de saúde faz a análise e emite o laudo que é entregue e o usuário recebe mais algumas recomendações, como uso de preservativo. Em caso de resultado positivo para HIV, o paciente é direcionado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que fica anexo à Policlínica Rafael Vaz e Silva. Se uma das outras doenças for detectada, ele é encaminhado para a rede estadual.
Qualquer pessoa maior de idade pode fazer o teste, contudo existem perfis que merecem atenção especial: gestantes; pessoas que já tiveram alguma DST, tuberculose ou hepatites; pessoas que mantiveram relação sexual sem uso de preservativo e indivíduos que compartilharam seringas ou agulhas. No caso de gestantes soropositivas, há grandes chances do bebê nascer sem o vírus HIV se a mãe seguir rigorosamente o tratamento antirretroviral.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!