Candidatos ao governo devem assinar Pacto Municipalista
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os governos municipais de Rondônia elaboraram um documento reivindicatório, que visa efetivar comprometimento do vencedor do 2º turno das eleições para governador. A denominada Carta-compromisso será entregue aos candidatos Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB) no evento Pacto Municipalista, organizado pela Associação Rondoniense de Municípios – Arom. O texto apela por garantias de que as propostas municipalistas serão contempladas pelo plano governativo estadual.
Na próxima quarta-feira (14), a Arom reúne todos os prefeitos rondonienses no auditório do hotel Maximus, em Ji-Paraná/RO, a partir das 8h. “No evento Pacto Municipalista os gestores terão a oportunidade de apresentar, formalmente, suas demandas, que estão inseridas na carta que os candidatos receberão”, explica o presidente da associação e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd. Ainda segundo o representante, a presença dos prefeitos é intransferível.
Na última quarta-feira (08), o presidente da Arom e equipe técnica e jurídica da entidade se reuniram com os coordenadores de campanha dos dois candidatos. Dayan Saldanha, responsável pela campanha do candidato Expedito Júnior e Daniele Barros, dirigente da campanha de Confúcio Moura, tiveram acesso ao projeto do evento e sua finalidade. Os representantes receberam esclarecimentos, ponto a ponto, acerca do conjunto de regras que regulamenta a participação dos pretensos ao governo.
De acordo com o regramento instituído na estratégia de execução do evento, a Arom presa pela igualdade de oportunidades de manifestação dos candidatos sobre as propostas da Carta-compromisso. A entidade também faz observância às leis eleitorais para evitar caracterização política. Neste sentido, foi formada uma Comissão Coordenadora, para acompanhar e resolver quaisquer problemas e/ou dúvidas sobre os direitos e deveres dos participantes.
Na reunião com os coordenadores de campanha dos dois candidatos, a associação dos municípios também realizou um sorteio, que já definiu a ordem da apresentação dos candidatos. Tanto o sorteio, como as regras apresentadas foram aceitos pelos representantes eleitorais. Entre as regras estão:
- O tempo total para sua participação será de 60min (uma hora) para manifestação à cerca da Carta Compromisso apresentada pela AROM, e 10min para as considerações finais.
- O candidato poderá se utilizar de todos os meios para apresentação, ou seja, áudio, vídeo e gráfico sobre Carta- compromisso apresentada pela AROM. Estão autorizadas a distribuição de material gráfico somente do plano de governo;
- Na plateia estarão somente os prefeitos convidados pela AROM, o candidato poderá se fazer acompanhado por uma equipe de no máximo 5 (cinco) pessoas. As apresentações serão individualizadas e sem embates entre os candidatos;
- Não será admitida a entrada de torcidas, “formiguinhas”, cabos eleitorais, simpatizantes, bem como, qualquer material ou objeto de propaganda ou promoção do candidato participante;
Pacto Municipalista
Com o compromisso firmado no Pacto Municipalista, os municípios pretendem estabelecer metas de trabalho e parcerias com o governo de Rondônia. A Arom quer garantir, por exemplo, que a administração estadual considere a relevância das prefeituras, a autonomia municipal enquanto Ente Federado e sua fragilidade econômica e dependência financeira. “Acreditamos que podemos construir uma relação produtiva com o Executivo Estadual mostrando-o como poderá atuar em favor disso”, disse Marinho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!