Caravana de empresários rondonienses chega do Peru com resultados positivos

Caravana de empresários chega do Peru com resultados positivos

Caravana de empresários rondonienses chega do Peru com resultados positivos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Chegou na noite desta quarta-feira (17) a caravana de empresários rondonienses que partiu no último dia 07 de setembro com destino ao Peru em uma missão empresarial que teve o objetivo de estreitar os laços e realizar o intercâmbio comercial entre os países. Todos os mais de 15 empresários do Estado que faziam a rota pela Transoceânica se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) na Fecomércio em Porto Velho em reunião liderada pelo presidente da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio, Raniery Araújo Coelho. Também participaram do evento, o superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, e o superintendente da Polícia Federal, Carlos Manoel Gaya.

 

Raniery Coelho iniciou a reunião agradecendo a presença de todos os empresários que participaram da caravana e aproveitou a oportunidade para destacar a importância desse movimento, não só para o Estado, como para o país. “Toda a equipe pode vislumbrar a potencialidade econômica industrial do Peru. O nosso objetivo é gerar economia para o nosso estado e cada empresário deve ser a partir de agora, um multiplicador. Vale lembrar que essa não foi uma caravana de turismo. Tivemos a chancela do Governo Federal para isso e a partir de agora, toda e qualquer negociação feita será acompanhada de perto. Se fizermos o nosso papel aqui no estado, com toda certeza o Brasil fará o dele” enfatizou o presidente da Fecomércio.

 

O secretário da Seagri parabenizou a iniciativa das instituições e destacou em seu discurso o potencial de Rondônia. “Sabemos, por exemplo, que o milho comprado pelo Peru vem pelo porto de Santos. Agora imagina toda a trajetória que é realizada, sendo que nosso estado é exportador de milho. Devemos lutar pelo desenvolvimento do nosso estado no que se refere ao comércio exterior” enfatizou Evandro Padovani.

 

Ao todo, a caravana percorreu cerca de 5 mil quilômetros, passando também por Puerto Maldonado, Arequipa e Ilo, cidades do Peru com maior infraestrutura econômica e social.  Zenilton Luis Kurtz, do Portal SA - Óleos Vegetais de Vilhena participou da viagem e destacou a questão de ultrapassar as dificuldades e barreiras e de lutar também pela ferrovia transcontinental. “Eu não sabia o que era o Peru. Eles aproveitam todas as áreas possíveis para o cultivo. Se o brasileiro pudesse conhecer o país com certeza o Brasil ia melhorar” destacou.

 

Outra empresa que participou da caravana foi o Grupo Rovema, que atua no segmento de comercialização de veículos automotores.  “Nós fomos recebidos com uma banda de música e achei isso impressionante. Eles tinham a bandeira do Brasil nas mãos. Isso só mostrou a vontade e necessidade deles em efetivar sim essa parceria. Eles também querem estar aqui no nosso país. O governo precisa agora desenvolver estratégias para uma maior proximidade. Precisamos de ajuda para que consigamos chegar lá” enfatizou Marcos Vitorino.

 

A “Missão Empresarial Brasileira ao Peru” já aconteceu em anos anteriores. Nesta edição, a equipe que seguiu viagem pela Interoceânica conseguiu constatar que a maiores dificuldades encontradas ainda são por parte do governo brasileiro. Segundo Rubens Nascimento, superintendente da Fecomércio em Rondônia, todos os desdobramentos da viagem já foram mapeados. “O Peru não integra o Mercosul. Desta forma precisamos ampliar o acordo comercial do país com o Brasil. A maior dificuldade infelizmente ainda está aqui. O que precisa ser resolvido são questões pontuais, em termo de legislação. Precisamos melhorar a nossa aduana, nossas estradas, a questão da ponte sobre o rio Abunã entre outras coisas. Concluímos que temos sim capacidade para produzir o que eles sentem necessidade de consumir. Temos produtos de boa qualidade e condições para exportar” afirmou o superintendente.

 

A reunião foi finalizada com um café da manhã e a apresentação de um vídeo produzido pela Fecomércio sobre as potencialidades econômicas de Rondônia, que fora apresentado aos empresários peruanos nas rodadas de negócio. “O próximo passo agora é coordenar e ajustar toda a demanda. Vamos fazer uma agenda positiva sobre a caravana e levar ponto a ponto junto aos governos federal e estadual para que possamos juntos, procurar soluções que precisem de ações de governo. Já faremos isso na próxima semana em Brasília” finalizou Nascimento.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS