No último sábado (13), a Faculdade Porto/FGV foi sede da etapa regional da XIX Maratona de Programação, um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A equipe “Garrosh”, composta por alunos do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV, conquistou a vaga para a final brasileira que irá acontecer no Ceará, nos dias 7 e 8 de novembro.
A Maratona de Programação se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
A primeira fase contou com oito equipes em Rondônia. Na parte da manhã foi realizado apenas o aquecimento para que os competidores se acostumassem com o sistema e para verificar a rede. A competição durou cerca de 5h.
De acordo com Rivelino Fernandes, auxiliar de Redes do Grupo Pellucio e aluno do 2º período do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Porto, participar da Maratona foi um desafio. “Nós nos preparamos há algum tempo e conseguimos atingir nosso o objetivo que é passar para a outra fase e ter a noção de como é a competição nacional e futuramente até, quem sabe, a internacional”, enfatizou.
A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Renata Luz, se diz orgulhosa de sua equipe. “É um momento único para nós de SI e para Rondônia. Nossa equipe está preparada para os desafios e estamos na torcida por mais uma boa colocação na disputa”, afirma.