A praça esta abandonada, sem vigia, sem luz, uma nova cracolândia surge em pleno centro da cidade, talvez até, quem sabe, financiada pela venda das peças históricas para museus ou ferro velhos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ontem recebi mensagem de um amigo dizendo que o patrimônio, as peças tombadas estariam sendo roubadas ou vendidas para museus fora de Rondônia... Hoje fui saber e de cara lá na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) me informaram que no final de semana passada encostaram uma picape e levaram o que bem quiseram, sem serem incomodados por ninguém.
A praça esta abandonada, sem vigia, sem luz, uma nova cracolândia surge em pleno centro da cidade, talvez até, quem sabe, financiada pela venda das peças históricas para museus ou ferro velhos.
Comunicado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), este órgão disse que iria tomar as devidas providências!
A prefeitura está rezando para que tenha uma nova inundação, para justificar o motivo de não terem feito nada, além da omissão e descaso com o patrimônio público em geral. E querendo se livrar de sua responsabilidade, deixando a culpa na cheia do rio Madeira.
O patrimônio histórico está quase que destruído, acervo móvel roubado, maltratado, sem conservação, sem nada de proteção, desde que a prefeitura assumiu tal acervo em 2008, só destruição. Tem que se tirar o patrimônio histórico da "responsabilidade" dessa prefeitura que nunca teve compromisso com a cidade e sua história. O acervo imóvel destruindo-se, desbarrancando , se acabando, sem eira nem beira e sem lei. A impunidade reina, ninguém é responsabilizado pelo sumiço de nada e o patrimônio histórico da EFMM vale menos que uma galinha, se alguém pegar galinha alheia vai em cana e pega 4 anos de cadeias (de xadrez). Se encostar a picape no museu da EFMM e levar o que bem quiser nada acontecerá. Prefeitura fora do patrimônio, que volte para a União e até se for o caso para os militares, até que resolvam quem de verdade vai cuidar.
Por mim tenho 5 inquéritos civil publico que são mais que o suficiente para provar que a prefeitura tem tido um trato criminoso com o patrimônio, que ano passado diziam querer tombar. Realmente tombaram , acabaram, arrebentaram. Fora do patrimônio histórico, enquanto ainda tem algum sobrando. Para a prefeitura é o que eles estão querendo, devolver, as mamatas já acabaram, agora eles querem se livrar dele.
Atenção prefeitura de Porto Velho, vocês não acham que vão devolver o que sobrou para a União sem mais nem menos, ficar de graça, que nem Pilatos.
Vocês terão de ser responsabilizados por todos os vossos "pecados", pagar pelo que descaminharam e pelo que sumiu, vossa omissão e descaso, para isso vou exigir por escrito nos órgãos competentes, Ministérios Públicos, Estadual e Federal, Iphan, SPU, Justiça Federal, etc.
Que a devolução de todos os acervos restantes para a União, só sejam efetivados após um rigoroso inventário e instauração do processo criminal por tudo que desapareceu e para que sejam responsabilizados por todo o prejuízo causado ao patrimônio nacional.
Enquanto tudo isto ocorre, me pergunto:
Português eu sou e mesmo que não o fosse, ficando cansado desta luta inglória, quase solitária não desisto. A Madeira Mamoré é um patrimônio do mundo.
Faça o mesmo e defenda a EFMM da extinção, os que morreram por ela agradecem.
Onde estão os pioneiros desta cidade? Assistindo a este terrorismo demolidor sem espernear e sem tomarem qualquer atitude? E os outros que chegaram depois?
Onde estão os doutores e mestres de instituições de nível superior? Colecionando títulos e colocando na entrada de suas belas casas para que todos saibam e vossos alter egos fiquem inflamados com tamanha grandeza?
Onde esta a mídia para noticiar e divulgar os atos criminosos contra o patrimônio nacional e internacional da EFMM? Cobrindo políticos que nunca falam sequer de história e cultura sendo tabu para esse tipo de gente?
E os gestores públicos? “Empurrando de barriga” até que outro tome seu lugar, com toda a destruição ocorrendo, passando que nem filme bem na sua frente sem tomar uma atitude , até que tudo se acabe?
Reflitam e façam alguma coisa, antes que seja tarde!!!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!