Presidente Médici inicia processo de criação do Plano de Saneamento

Presidente Médici inicia processo de criação do Plano de Saneamento

Presidente Médici inicia processo de criação do Plano de Saneamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Gestores e técnicos da prefeitura de Presidente Médici-RO deram início a elaboração do Plano de Saneamento para as áreas rural e urbana do município. Nesta quinta-feira (21), representes da Fundação Nacional de Saúde – Funasa repassaram as primeiras orientações sobre as atividades. Na reunião, a prefeita Lurdinha do Sindicato enfatizou a necessidade de se construir um plano com a participação da comunidade.

O Plano de Saneamento, que passa pelas primeiras fases de discussões técnicas, prevê contemplação eficaz em quatro eixos: tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, controle das águas pluviais e destinação adequada final aos resíduos sólidos. De acordo com a prefeitura, o projeto visa implementação de políticas com planejamento abrangente para as próximas duas décadas.

Pelo menos 14 municípios rondonienses firmaram convênio com a Funasa, para obtenção de recursos para a elaboração e execução do Plano de Saneamento. Em Médici, serão empreendidos R$ 218 milhões, somado o repasse federalfeito pela fundação e a contrapartida da administração municipal. Segundo a prefeita, todos os trâmites licitatórios para a contratação da empresa responsável pela construção do Plano já foram concluídos.

Da reunião, saíram os nomes dos titulares que passam a compor os dois primeiros comitês de coordenação e execução do plano. A equipe gestora elaborou ofícios convite para representantes da Secretaria Municipal de Obras, Caerd, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Saúde, ONG ambiental, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e Ministério Público. A ideia é criar um ambiente de discussão e envolvimento da sociedade.

“Esse Plano Municipal tem de ser feito de forma participativa, para que a sociedade possa opinar e se conscientizar das mudanças culturais, sociais estruturais necessárias para se alcançar melhores níveis de saúde pública”, salienta a prefeita Lurdinha. Neste sentido, endossou a coordenadora do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica da Funasa, Marelyn oliveira: “a partir do próximo ano, nenhum município captará recursos sem a participação da comunidade nos projetos”.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS