A companhia aérea privada espanhola Swiftair confirmou a perda de contato com o avião operado pela Air Algerie, com 110 passageiros e 6 tripulantes a bordo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A companhia aérea Air Algerie anunciou nesta quinta-feira que perdeu contato com um de seus aviões cerca de 50 minutos depois de decolar, segundo informações da agência estatal APS. A aeronave partiu de Uagadugu, em Burkina Faso, e tinha como destino Argel, a capital argelina. A companhia aérea privada espanhola Swiftair confirmou que havia 110 passageiros e 6 tripulantes a bordo.
Segundo a empresa espanhola Swiftair, à qual pertence a aeronave desaparecida, o avião decolou de Uagadugu à 1h55 locais (21h55 em Brasília), e deveria ter aterrissado em Argel às 5h10 (1h10 em Brasília), mas não chegou a seu destino. Tanto a companhia espanhola como a Air Algerie confirmaram a perda de contato com o avião, do modelo McDonnell Douglas MD-83.
Quando lançou seu último contato, o avião estaria sobrevoando a cidade de Gao, no Mali, segundo informou um funcionário argelino nesta quinta-feira.
Ainda de acordo com o The Mirror, o piloto do AH5017 pode ter pedido para desviar da rota não muito distante da fronteira da Argélia devido ao tempo ruim e má visibilidade. Foi relatado um risco de o avião da Air Argelie colidir com outro avião, que voava de Argel a Bamako, no Mali.
Segundo a APS, de acordo com o procedimento, a Air Algerie “lançou seu plano de emergência”.
Em linha reta, o avião sobrevoaria o Mali, que registra um conflito civil no norte do país. Porém, segundo o The Mirror, um alto funcionário francês afirmou que é improvável que os combatentes no Mali tenham armamentos capazes de derrubar um avião.
Passageiros franceses
Acredita-se que 80 passageiros são franceses e que os 6 membros da tripulação têm origem espanhola. Em Paris, o Ministro dos Transportes anunciou que pode haver muitos passageiros da França a bordo.
"Havia certamente muitos deles", afirmou Frederic Cuvillier a repórteres.
Acidentes aéreos
Em uma semana, este é o terceiro incidente envolvendo aviões internacionais. Na última quinta-feira (18), um avião da Malaysia Airlines (MH17) caiu no leste da Ucrânia com 282 pessoas a bordo. Ele pode ter sido derrubado por um míssil lançado por rebeldes pró-russos. Já nesta quarta-feira, um avião da TransAsia Airlines sofreu um acidente que matou, pelo menos, 48 pessoas em Taiwan, após uma tentativa de pouso forçado pelo mau tempo na região.
Há quase quatro meses, outro Boeing malaio (da empresa Malaysia Airlines) desapareceu após sair da capital Kuala Lumpur, Malásia, e ia em direção à China. Os restos do avião ainda não foram encontrados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!