Ministério da Previdência atende reivindicações de sindicato

Ministério da Previdência atende reivindicações de sindicato

Ministério da Previdência atende reivindicações de sindicato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), recebeu ontem, o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO) e o vice-presidente do Sindicato da Borracha e Seringueiros da Região Norte, George Telles (o Carioca), para solicitar um levantamento do número de aposentadorias pagas aos seringueiros dos Estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. A ideia, segundo o sindicato, é mapear a localidade de aproximadamente 12.700 soldados da borracha que recebem pensão vitalícia pela Previdência Social.
O ministério também irá disponibilizar a listagem dos seringueiros que foram a óbito nos últimos quatro anos. “A diretoria achou importante ter a relação completa dos soldados, uma vez que, isso nos ajudará a manter o trabalho de seriedade e as ações do sindicato junto aos seus filiados”, disse Carioca.
O Deputado Federal Amir Lando lembrou ao ministro da importância que os seringueiros tiveram para escrever a história do País. “O que viemos fazer aqui é dar mais um passo nas reivindicações da categoria. Os soldados são pessoas heroicas, que desbravaram a Amazônia e serviram ao Brasil num esforço de guerra, numa condição militar para extrair a borracha”, lembrou.
O ministro Garibaldi se prontificou em atender as reivindicações, elogiou a iniciativa do parlamentar e a coragem do sindicato. “Amir Lando tem prestígio e trânsito livre no Ministério. Nós vamos repassar todas as informações necessárias para que o sindicato sirva melhor a sua categoria”, disse.
Com 96 anos de idade, o aposentado Belizário Costa foi um dos mais de 55 mil soldados convocados pelo Governo Federal para extração do látex na selva Amazônica durante a 2º Guerra Mundial. Ele também participou da audiência e, emocionado, agradeceu todo empenho do sindicato e do parlamentar. “Eu vivi um sofrimento enorme na floresta que só Deus sabe o que eu passei. Minha esposa e eu estamos com saúde debilitada e hoje eu aguardo o reconhecimento e a reparação do governo brasileiro com a nossa gente”, disse.
Empréstimo aos Soldados
Durante a audiência, o Deputado Federal Amir Lando disse que irá propor ao governo federal que abra uma linha de crédito especial para os quase seis mil soldados dos quatro estados. “É justo que a Previdência Social libere o chamado empréstimo consignado aos seringueiros. Eles são aposentados como outros que também são pelo país afora. Por isso, vamos trabalhar para que esse crédito saia de maneira responsável e justa para eles”, explicou o parlamentar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS