O Instituo Federal de Rondônia – IFRO apresentou um projeto de pesquisa relacionado aos impactos socioeconômicos e ambientais das inundações do rio Madeira à presidência do Poder Legislativo estadual. De acordo com a autora do projeto, a professora Xênia de Castro Barbosa, o objetivo principal é elaborar uma rede de pesquisas interdisciplinar para investigar o fenômeno das cheias com oito subprojetos, ao qual irão abordar temáticas especificas e os seus efeitos no ambiente urbano, rural e ribeirinho.
Na análise do professor Marcos Mateus do IFRO, que estava na companhia da autora do projeto e mais dois pesquisadores, os impactos são notórios, pois ruas, rodovias e portos foram interditados ou improvisados para não afetar 100% na vida dos moradores. Segundo o professor Marcos Mateus, a cultura, os costumes e a tradição também serão levados em conta na pesquisa, pois as sociedades são compostas por esses itens durante toda a sua história.
A divisão do projeto proposto pelos pesquisadores do IFRO tem o seguinte roteiro: (01) – Caminho das águas: uma análise das práticas discursivas frente a cheia do rio Madeira na Capital; (02) – História e Patrimônio: possibilidades pedagógicas e os desafios da conservação do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; (03) – Gestão ambiental do território urbano; (04) - Cartografia do risco; (05) – Uma análise da dinâmica econômica dos Portos do Cai N’água e Graneleiro; (06) -Terra e Água: representações sociais e a luta por cidadania dos povos ribeirinhos; (07) –Saúde e população: uma análise dos impactos das enchentes do rio Madeira na saúde pública de Porto Velho; e (08) – Escola, calendário e cidadania.
Diante da apresentação do projeto, o chefe de Gabinete da Presidência da ALE, Cícero Evangelista, enfatizou que o deputado Hermínio Coelho (PSD) irá sim apoiar o projeto, pois é de suma importância à pesquisa para o povo rondoniense.