Agendamento online da nova POC garantirá atendimento ágil aos municípios

Agendamento online da nova POC garantirá atendimento ágil aos municípios

Agendamento online da nova POC garantirá atendimento ágil aos municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sem filas exaustivas, nem encaixes políticos e demora no atendimento. Estas são as transformações radicais pelas quais passa a recém-reformada Policlínica Oswaldo Cruz, de Porto Velho/RO. A unidade estadual de saúde será reinaugurada na próxima segunda-feira (17) com a realização de vastos procedimentos de exames e consultas de complexidades e especialidades raras. O novo sistema de agendamento será ágil e contará com a modernização da internet para acolher a todos os municípios.
Nesta terça-feira (11), a Associação Rondoniense de Municípios – Arom promoveu audiência com os gestores da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau, para sugerir um padrão de atendimento da Poc voltado para as necessidades dos municípios. O presidente a entidade e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, transmitiu a preocupação dos gestores municipais ao secretário Williames Pimentel, seu adjunto, o médico Eduardo Maiorquim e assessoria técnica, na reunião.
Baseada nas informações da associação, a equipe gestora da Sesau estabeleceu que cada município terá uma cota fixa de atendimentos, considerando o índice populacional e priorizando os casos mais graves. Dessa forma, o agendamento será realizado pelas unidades de saúde do próprio município, via online no cadastro eletrônico da policlínica. A Arom também garantiu economicidade e agilidade aos municípios, já que, poderão levar todos os agendados em uma vez a cada semana.
Para a Arom, a inovação do sistema de agendamento da Poc significa um relevante e inquestionável avanço ao serviço público de saúde prestado pela administração estadual. A instituição observa que o novo método deve garantir igualdade e respeito ao cidadão, porque baniria as conhecidas influências políticas no favorecimento a pacientes, usurpando o direito de inúmeras pessoas. Na prática, não haverá ingerência política com a concentração do setor na capital, pois os procedimentos serão agendados pelos próprios municípios.
Conforme Pimentel, “no dia agendado terá o médico especializado solicitado. A triagem será feita pelo sistema online. Será estabelecida uma prioridade de acordo com a gravidade de cada paciente e os médicos poderão até receitar medicamentos prévios aos exames até a chegada do paciente na capital”. A iniciativa da Sesau e do governo estadual foi elogiada pelo presidente Vitorino Cherque, que salientou: “antes as pessoas pegavam fila às três da manhã, às vezes, debaixo de chuva e hoje a prática será mais humanizada”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS