Sem filas exaustivas, nem encaixes políticos e demora no atendimento. Estas são as transformações radicais pelas quais passa a recém-reformada Policlínica Oswaldo Cruz, de Porto Velho/RO. A unidade estadual de saúde será reinaugurada na próxima segunda-feira (17) com a realização de vastos procedimentos de exames e consultas de complexidades e especialidades raras. O novo sistema de agendamento será ágil e contará com a modernização da internet para acolher a todos os municípios.
Nesta terça-feira (11), a Associação Rondoniense de Municípios – Arom promoveu audiência com os gestores da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau, para sugerir um padrão de atendimento da Poc voltado para as necessidades dos municípios. O presidente a entidade e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, transmitiu a preocupação dos gestores municipais ao secretário Williames Pimentel, seu adjunto, o médico Eduardo Maiorquim e assessoria técnica, na reunião.
Baseada nas informações da associação, a equipe gestora da Sesau estabeleceu que cada município terá uma cota fixa de atendimentos, considerando o índice populacional e priorizando os casos mais graves. Dessa forma, o agendamento será realizado pelas unidades de saúde do próprio município, via online no cadastro eletrônico da policlínica. A Arom também garantiu economicidade e agilidade aos municípios, já que, poderão levar todos os agendados em uma vez a cada semana.
Para a Arom, a inovação do sistema de agendamento da Poc significa um relevante e inquestionável avanço ao serviço público de saúde prestado pela administração estadual. A instituição observa que o novo método deve garantir igualdade e respeito ao cidadão, porque baniria as conhecidas influências políticas no favorecimento a pacientes, usurpando o direito de inúmeras pessoas. Na prática, não haverá ingerência política com a concentração do setor na capital, pois os procedimentos serão agendados pelos próprios municípios.
Conforme Pimentel, “no dia agendado terá o médico especializado solicitado. A triagem será feita pelo sistema online. Será estabelecida uma prioridade de acordo com a gravidade de cada paciente e os médicos poderão até receitar medicamentos prévios aos exames até a chegada do paciente na capital”. A iniciativa da Sesau e do governo estadual foi elogiada pelo presidente Vitorino Cherque, que salientou: “antes as pessoas pegavam fila às três da manhã, às vezes, debaixo de chuva e hoje a prática será mais humanizada”.