A Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado e o presidente da ARONATRA acompanharam nesta quinta-feira (27/2), uma visita de novos advogados ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e no Escritório Corporativo localizado no Fórum Trabalhista de Porto Velho.
Recepcionados pelo diretor Geral das Secretarias, Marcos Rogério Reis da Silva, Secretária Judiciária Nazaré Pena cerca de 15 jovens advogados conheceram a estrutura onde funcionam os julgamentos do Tribunal Pleno,Turmas e suas respectivas secretarias, e ainda, o Plenarinho onde acontecem cursos, videoconferência, sessões de turmas e reuniões de gestores.
O Secretário do Pleno, Hebert Eugênio Gonçalves, explicou aos visitantes a dinâmica e funcionamento das pautas e julgamentos, e quais as demandas que chegam até o Pleno, bem como das sustentações orais, inclusive por meio de videoconferência em casos de advogados que atuam em Rio Branco (AC) e em algumas cidades do interior de Rondônia, como Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, o facilita muito às partes e evita o deslocamento até a Capital.
O Diretor Geral ressaltou a importância dos jovens advogados conhecerem e atuarem com as novas tecnologias, a exemplo do Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT, uma realidade que terá sua implantação concluída em Rondônia e Acre no próximo dia 7 de abril na cidade de Guajará-Mirim (RO). O TRT possui sistema de acompanhamento eletrônico de audiências, que tem servido de paradigma para outros TRTs a exemplo do Maranhão e Rio de Janeiro, como uma das boas práticas do TRT14.
Atividades das Varas e Ações de Responsabilidade Social
A secretária Nazaré Pena falou aos advogados sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Judiciária na área judicial com as atividades itinerantes, quanto na atuação dos magistrados nas 32 Varas do Trabalho que atendem em Rondônia.
Explicou ainda, dos programas de Responsabilidade Socioambiental que em 2013 atenderam mais de 25 mil pessoas, com o apoio de servidores, magistrados e alguns parceiros institucionais.
Para Juliane Muniz, a Comissão que faz parte do Tribunal de Defesa de prerrogativas, tem por objetivo orientar e apoiar os advogados ingressantes nos quadros da OAB, além de promover o contato físico com o Judiciário o órgãos da administração pública, o que é fundamental para o bom exercício da profissão.
Compõem a Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado, João Diego Bomfim, Rosicleide Noé, Francisco Abreu, Felipe Gurjão e Daniel Mendonça, concluiu Juliane.
A agenda na JT foi encerrada com uma visita ao Escritório Corporativo da OAB, no Fórum Trabalhista da Capital, onde funcionam cinco Varas.