Em atendimento a uma solicitação do Ministério Público de Rondônia, por meio da 8ª Promotoria de Justiça (Curadoria das Fundações e Entidades regulamentadas pela Lei nº 9.790/99), o Hospital de Câncer de Barretos, unidade de Porto Velho, e a Secretaria de Saúde entregaram na sexta-feira, dia 8 de novembro, uma unidade móvel para realização de exames de mamografia gratuitamente por meio do SUS.
O Promotor de Justiça Charles Martins, da Curadoria das Fundações, participou da solenidade de entrega, destacando a importância da aquisição para garantir o acesso do exame de mamografia, instrumento importante para a prevenção do câncer de mama, às mulheres rondonienses.
A iniciativa faz parte de um grande projeto de detecção precoce do câncer de mama em Rondônia, por meio de uma parceria com o Instituto Avon, o Hospital de Câncer de Barretos/SP e a Secretaria Estadual de Saúde. A unidade atenderá 14 municípios da região de Porto Velho, com equipe capacitada para realizar os exames necessários e oferecer atendimento de qualidade às mulheres. A doação feita pelo Instituto Avon financiou também a compra de um mamógrafo digital para equipar a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer de Mama do hospital. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e ações que promovam maior adesão da população aos exames.
O projeto beneficiará, no período de três anos, cerca de 49 mil mulheres em Porto Velho e mais 13 municípios vizinhos: Itapuã, Candeias, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.