Pesquisas indicam que crianças bilíngues possuem raciocínio rápido e melhor concentração

Pesquisas indicam que crianças bilíngues possuem raciocínio rápido e melhor concentração

Pesquisas indicam que crianças bilíngues possuem raciocínio rápido e melhor concentração

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudos constatam que iniciação de educação de um novo idioma desenvolve vantagens cognitivas

Crianças em contato com uma segunda língua desde cedo possuem maior facilidade na aprendizagem de novos idiomas, melhor concentração eraciocíniorápido, segundo pesquisas.Os especialistas afirmam que a habilidade de falar duas línguas prematuramente exerce uma influência positiva na infância até os seis anos de idade.

Umestudo das instituições Concordia University, York University e Université de Provence, publicado recentemente no periódico acadêmico Journalof Experimental ChildPsychology afirma que crianças bilíngues, além de não se confundirem na hora de falar em outros idiomas, tendem a se focar mais em tarefas e a desenvolver uma atenção melhor do que monolíngues.

O resultado, obtido a partir da observação de um grupo de 63 crianças de dois anos de idade, pode ser explicado, segundo Diane Poulin-Dubois, pesquisadora que coordenou a experiência, pelo fato de as crianças bilíngues estarem acostumadas a prestar atenção na diferença entre as duas línguas que conhecem, tanto para ouvir quanto para se expressar.

Outra pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) fez um levantamento de diversas pesquisas no mundo sobre o ensino de idiomas para crianças e constatou que os alunos iniciaram sua educação bilíngue apresentavam vantagens cognitivas."A primeira é uma certa antecipação da consciência metalinguística - eles se dão conta de que o objeto tem palavras diferentes para representá-lo e diferenciam com qual língua falar com cada pessoa", explica.

Outro benefício é uma possível antecipação de pensamento cognitivo em cálculos. "Isso está ligado ao desenvolvimento da lógica, pois as crianças bilíngues aceleram essa forma de pensar", afirma a responsável pelo estudo, psicóloga, doutora em bilinguismo, Elizabete Flory.

Com práticas de atividades lúdicas e recreativas a Escola de Idiomas Yázigi oferece em Porto Velho uma experiência pedagógica diferente para a aprendizagem infantil da nova língua, formulada por jogos, brincadeiras, histórias, desenhos e vídeos.

O programa ‘Yázigi For Little Kids’ é voltado para crianças de dois aos cinco anos de idade.  “O objetivo do Yázigi é ensinar a língua inglesa ao mesmo tempo em que busca o desenvolvimento integral da criança, que se integra com áreas de conhecimento através do estímulo da consciência do seu próprio corpo, aprendendo a falar sobre nariz, olhos, boca e ainda sobre hábitos diários como tomar banho, pentear os cabelos, entre outros”, explica Melissa Andreasi, diretora e proprietária das unidades Yázigi em Rondônia.

Para cada idade há uma maneira de aprender um novo idioma e por isso a opção pela metodologia voltada para o dia-a-dia das crianças.“Uma criança muito pequena, por exemplo, pode não estar pronta para aprender regras gramaticais, mas mesmo assim, já consegue desenvolver compreensão oral e pronúncia”, completa.

“O curso precisa ser lúdico, e deve ser uma experiência prazerosa, fazendo sentido pra a criança. E as atividades devem ser muito variadas: jogos, brincadeiras, histórias, desenhos, vídeos etc. A proposta pedagógica deve respeitar a faixa etária de cada criança”, argumenta.

Além disso, é interessante que os professores tenham uma especialização na área educacional. "Os pais não costumam se informar sobre isso, e dão pouco valor ao quesito educador’. Mas toda aula é crucial na formação pessoal do aluno", finaliza Melissa Andreasi.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS